A frequência ouvida por uma pessoa parada para o som emitido por uma fonte sonora em movimento é $1200\ Hz$, quando a fonte se aproxima, e $800\ Hz$, quando a fonte se afasta. Sendo $320\ m/s$ a velocidade do som no ar nas condições da questão, determine:
A) A velocidade da fonte sonora;
B) A frequência emitida pela fonte.
Resolução:
Chamando de $f$ a frequência da fonte, $f_p$ a frequência aparente de aproximação, $f_a$ a frequência aparente de afastamento, e $v_F$ a velocidade da fonte, as equações para os efeitos Doppler descritos no problema são:
$f_p\ =\ f\ \cdot \dfrac{320}{320 - v_F}$ [1]
$f_a\ =\ f\ \cdot \dfrac{320}{320 + v_F}$ [2]
Dividindo [1] por [2], membro a membro, teremos:
$\dfrac{f_p}{f_a}\ =\ \dfrac{320 + v_F}{320 - v_F}$
Substituindo os valores, teremos:
$\dfrac{1200}{800}\ =\ \dfrac{320 + v_F}{320 - v_F}$
Resolvendo:
$v_F\ =\ 64\ m/s$
Substituindo $v_F$ em [1]:
$1200\ =\ f\ \cdot \dfrac{320}{320 - 64}\ \Rightarrow\ f\ =\ 960\ Hz$
Organização sem fins lucrativos, voltada para a pesquisa e educação em Matemática.
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quarta-feira, 24 de julho de 2019
terça-feira, 23 de julho de 2019
Exercício: ondulatória - determinando interferência.
Ondas produzidas pela fonte F refletem-se na superfície S, com inversão de fase e superpõem-se com as ondas diretas no ponto P, conforme a figura. Considerando que as ondas em questão tem comprimento de onda igual a $4,0\ m$, o ponto P é um mínimo ou um máximo de interferência?
Resolução:
Duas frentes de onda percorrerão dois caminhos distintos, interferindo-se no ponto P: uma ao longo do segmento $\overline{FP}$, e outra refletindo-se na superfície S.
O primeiro percorrerá $8\ m$, o segundo percorrerá $2\ \cdot\ \sqrt{3^2 + (\dfrac{8}{2})^2}\ =\ 10\ m$, de tal forma que a diferença será de $\Delta d\ =\ 2\ m$.
A metade do comprimento de onda é de $2\ m$, que é um múltiplo ímpar de $\Delta d$, e como a segunda frente de onda sofre inversão de fase, a interferência será construtiva.
Resolução:
Duas frentes de onda percorrerão dois caminhos distintos, interferindo-se no ponto P: uma ao longo do segmento $\overline{FP}$, e outra refletindo-se na superfície S.
O primeiro percorrerá $8\ m$, o segundo percorrerá $2\ \cdot\ \sqrt{3^2 + (\dfrac{8}{2})^2}\ =\ 10\ m$, de tal forma que a diferença será de $\Delta d\ =\ 2\ m$.
A metade do comprimento de onda é de $2\ m$, que é um múltiplo ímpar de $\Delta d$, e como a segunda frente de onda sofre inversão de fase, a interferência será construtiva.
Exercício: ondulatória - caminhante em um túnel.
(U Mackenzie-SP) Um túnel possui uma extremidade fechada e outra aberta. Na extremidade aberta existe uma fonte sonora que emite um som de $200\ Hz$. Uma pessoa que caminha no interior do túnel com velocidade constante ouve a cada $1,7\ s$ o som com intensidade mínima. Sendo a velocidade do som no ar de $340\ m \cdot s^{-1}$, a velocidade da pessoa é:
a) $200\ m \cdot s^{-1}$
b) $20\ m \cdot s^{-1}$
c) $1,7\ m \cdot s^{-1}$
d) $1\ m \cdot s^{-1}$
e) $0,5\ m \cdot s^{-1}$
Resolução:
Primeiramente devemos determinar o comprimento de onda da onda estacionária:
$\lambda\ =\ \dfrac{340}{200}\ =\ 1,7\ m$
Isso quer dizer que a distância entre dois nodos será de $\dfrac{1,7}{2}\ m$.
Como o caminhante percorreu uma distância nodal em $1,7\ s$, sua velocidade será:
$v\ =\ \dfrac{\dfrac{1,7}{2}}{1,7}\ =\ 0,5\ m \cdot s^{-1}$
Logo a alternativa correta é a E.
a) $200\ m \cdot s^{-1}$
b) $20\ m \cdot s^{-1}$
c) $1,7\ m \cdot s^{-1}$
d) $1\ m \cdot s^{-1}$
e) $0,5\ m \cdot s^{-1}$
Resolução:
Primeiramente devemos determinar o comprimento de onda da onda estacionária:
$\lambda\ =\ \dfrac{340}{200}\ =\ 1,7\ m$
Isso quer dizer que a distância entre dois nodos será de $\dfrac{1,7}{2}\ m$.
Como o caminhante percorreu uma distância nodal em $1,7\ s$, sua velocidade será:
$v\ =\ \dfrac{\dfrac{1,7}{2}}{1,7}\ =\ 0,5\ m \cdot s^{-1}$
Logo a alternativa correta é a E.
Exercício: expressão para interferência construtiva.
(FCM Santa Casa-SP) Duas fontes sonoras, $F_1 $ e $F_2 $, estão defasadas de $180^\circ $. Um ponto P dista $x_1 $ de $F_1 $ e $x_2 $ de $F_2 $.
Sendo $k$ um número inteiro e $\lambda $ o comprimento de onda dos sons emitidos por $F_1 $ e $F_2 $, a condição para que o ponto P sofra interferência construtiva é que a diferença de percurso $\Delta x\ =\ x_2 - x_1 $ seja dada pela expressão:
a) $k \lambda $
b) $(k - \dfrac{1}{2}) \lambda $
c) $2k \lambda $
d) $(2k - 1) \lambda $
Resolução:
Como as fontes estão defasadas em $\pi\ rad $, estão com fases invertidas, logo $\Delta x $ deve ser um múltiplo ímpar de $\dfrac{\lambda}{2} $ para que em P tenhamos um máximo de amplitude.
Mas todo número ímpar é da forma $2k - 1 $ com $k \in \mathbb{Z} $.
Assim, vamos ter:
$\Delta x\ =\ (2k - 1) \dfrac{\lambda}{2}\ =\ (k - \dfrac{1}{2}) \lambda $
Logo a alternativa correta é a B.
Sendo $k$ um número inteiro e $\lambda $ o comprimento de onda dos sons emitidos por $F_1 $ e $F_2 $, a condição para que o ponto P sofra interferência construtiva é que a diferença de percurso $\Delta x\ =\ x_2 - x_1 $ seja dada pela expressão:
a) $k \lambda $
b) $(k - \dfrac{1}{2}) \lambda $
c) $2k \lambda $
d) $(2k - 1) \lambda $
Resolução:
Como as fontes estão defasadas em $\pi\ rad $, estão com fases invertidas, logo $\Delta x $ deve ser um múltiplo ímpar de $\dfrac{\lambda}{2} $ para que em P tenhamos um máximo de amplitude.
Mas todo número ímpar é da forma $2k - 1 $ com $k \in \mathbb{Z} $.
Assim, vamos ter:
$\Delta x\ =\ (2k - 1) \dfrac{\lambda}{2}\ =\ (k - \dfrac{1}{2}) \lambda $
Logo a alternativa correta é a B.
Altura e área de um triângulo equilátero.
$h = \dfrac{\ell \sqrt{3}}{2}$
$A = \dfrac{\ell^2 \sqrt{3}}{4}$
$A = \dfrac{\ell^2 \sqrt{3}}{4}$
Inversa de uma matriz 2x2.
$A = \begin{bmatrix} a & b \\ c & d\end{bmatrix} \Rightarrow A^{-1} = \dfrac{1}{|A|}\begin{bmatrix} d & -b \\ -c & a\end{bmatrix}$
segunda-feira, 22 de julho de 2019
Exercício: razão entre os comprimentos de onda.
(FUVEST-SP)
Considere uma onda de rádio de $2\ MHz$ de frequência, que se propaga
em um meio material, homogêneo e isotrópico, com $80\%$ da velocidade
com que se propagaria no vácuo. Qual a razão $\lambda_0 / \lambda$
entre os comprimentos de onda no vácuo ($\lambda_0$) e no meio
material ($\lambda$)?
Resolução:
A razão $\dfrac{\lambda_0}{\lambda}$, por a onda manter a mesma frequência, tem o mesmo valor da razão entre as velocidades $\dfrac{v_0}{v}$ entre a velocidade no vácuo e a velocidade no meio.
Como sabemos que $v\ =\ 80\%\ \cdot\ v_0$, teremos:
$\dfrac{\lambda_0}{\lambda}\ =\ \dfrac{v_0}{80\%\ \cdot\ v_0}\ =\ 1,25$
Resolução:
A razão $\dfrac{\lambda_0}{\lambda}$, por a onda manter a mesma frequência, tem o mesmo valor da razão entre as velocidades $\dfrac{v_0}{v}$ entre a velocidade no vácuo e a velocidade no meio.
Como sabemos que $v\ =\ 80\%\ \cdot\ v_0$, teremos:
$\dfrac{\lambda_0}{\lambda}\ =\ \dfrac{v_0}{80\%\ \cdot\ v_0}\ =\ 1,25$
segunda-feira, 10 de junho de 2013
Exercício: determinando intensidade luminosa recebida por uma lâmpada.
(ITA-SP) Uma lâmpada de filamento, ligada a uma fonte de tensão contínua de $100$ volts, tem uma resistência de $50$ ohms. Supondo que $2\%$ da potência elétrica dissipada se converta em radiação visível, qual será a intensidade luminosa a $10\ m$ da lâmpada?
Resolução:
De Eletricidade, sabemos que:
$P\ =\ \dfrac{U^2}{R}$
Donde a potência total gasta pela lâmpada será:
$P\ =\ \dfrac{100^2}{50}\ =\ 200\ W$
A potência convertida em radiação visível será:
$2\%\ \cdot\ P\ =\ 4\ W$
A intensidade luminosa recebida por um objeto localizado a $10\ m$ da lâmpada será:
$I\ =\ \dfrac{P}{4 \pi r^2}\ =\ \dfrac{4}{4 \pi\ \cdot\ 100}\ =\ \dfrac{1}{100 \pi}\ \dfrac{W}{m^2}$
Resolução:
De Eletricidade, sabemos que:
$P\ =\ \dfrac{U^2}{R}$
Donde a potência total gasta pela lâmpada será:
$P\ =\ \dfrac{100^2}{50}\ =\ 200\ W$
A potência convertida em radiação visível será:
$2\%\ \cdot\ P\ =\ 4\ W$
A intensidade luminosa recebida por um objeto localizado a $10\ m$ da lâmpada será:
$I\ =\ \dfrac{P}{4 \pi r^2}\ =\ \dfrac{4}{4 \pi\ \cdot\ 100}\ =\ \dfrac{1}{100 \pi}\ \dfrac{W}{m^2}$
domingo, 9 de junho de 2013
Exercício: variação de velocidade de uma onda em um fio com variação do raio de espessura.
Resolução:
Uma das relações que nos fornece a velocidade de uma onda linear é:
$v\ =\ \sqrt{\dfrac{T}{d\ \cdot\ S}}$.....[1]
Onde $T$ é a força tensora no fio, $d$ é a densidade do material constituinte do fio, e $S$ é a área da seção reta.
Sabemos que:
$S\ =\ \pi r^2$.....[2]
Onde $r$ é o raio da espessura do fio.
Substituindo [2] em [1]:
$v\ =\ \dfrac{1}{r} \sqrt{\dfrac{T}{\pi d}}$
Onde concluímos que a velocidade de propagação da onda é inversamente proporcional ao raio de espessura.
Assim, ao dividir o raio por $2$, a velocidade será duplicada. Assim, chamando de $v_{BC}$ a velocidade no trecho $BC$, teremos:
$v_{BC}\ =\ 2\ \cdot\ 200\ =\ 400\ \dfrac{m}{s}$
sábado, 8 de junho de 2013
Exercício: determinando o comprimento de onda por meio de um objeto em deslocamento.
(U Mackenzie-SP) As ondas de um lago chegam de $10$ em $10$ segundos a um ponto da margem. Uma boia desloca-se no sentido contrário ao da propagação das ondas com uma velocidade de $30\ \dfrac{cm}{s}$ em relação à margem, levando $5$ segundos para ir de uma depressão a outra, transpondo $8$ cristas. Qual o espaçamento entre as cristas?
Resolução:
A grandeza pedida é o comprimento de onda das oscilações da maré.
Chamando de $v$ a velocidade das ondas da maré e $\lambda$ seu comprimento de onda, teremos:
$v\ =\ \dfrac{\lambda}{10}$.....[1]
Para a bóia, teremos uma velocidade relativa, tendo uma oscilação própria diferente da do ponto da margem.
Como transpôs $8$ cristas em $5$ segundos, seu período de oscilação será $\dfrac{5}{8}$ segundos, tendo para sí a relação:
$v + 30\ =\ \dfrac{\lambda}{\dfrac{5}{8}}$.....[2]
Substituindo [1] em [2], teremos:
$\dfrac{\lambda}{10} + 30\ =\ \dfrac{8\lambda}{5}$
Donde:
$\lambda\ =\ 20\ cm$
Resolução:
A grandeza pedida é o comprimento de onda das oscilações da maré.
Chamando de $v$ a velocidade das ondas da maré e $\lambda$ seu comprimento de onda, teremos:
$v\ =\ \dfrac{\lambda}{10}$.....[1]
Para a bóia, teremos uma velocidade relativa, tendo uma oscilação própria diferente da do ponto da margem.
Como transpôs $8$ cristas em $5$ segundos, seu período de oscilação será $\dfrac{5}{8}$ segundos, tendo para sí a relação:
$v + 30\ =\ \dfrac{\lambda}{\dfrac{5}{8}}$.....[2]
Substituindo [1] em [2], teremos:
$\dfrac{\lambda}{10} + 30\ =\ \dfrac{8\lambda}{5}$
Donde:
$\lambda\ =\ 20\ cm$
Exercício: intensidades sonoras iguais.
Resolução:
De acordo com a relação:
$I\ =\ \dfrac{P}{4\pi r^2}$
Mantendo-se constante a intensidade sonora, sendo esta inversamente proporcional ao quadrado da distância do ponto à fonte e diretamente proporcional à potência, dobrando-se a distância, a potência deve ser multiplicada por $4$.
Chamando $P_B$ a potência da fonte B, teremos:
$P_B\ =\ 4\ \cdot\ 2,0\ =\ 8,0\ mW$
Exercício: frequência de oscilação de um barco em deslocamento.
(FEI-SP) Um barco A navega contra as ondas numa velocidade de $4,0\ \dfrac{m}{s}$. Uma embarcação B, ancorada, oscila com uma frequência de $0,03\ s^{-1}$. Sabendo que não ha correnteza, mas que as ondas se propagam com a velocidade de $2,4\ \dfrac{m}{s}$, determine a frequência de oscilação do barco A.
Resolução:
Observando o barco B, estático, podemos determinar o comprimento das ondas:
$2,4\ =\ 0,03\ \cdot\ \lambda\ \Rightarrow\ \lambda\ =\ 80\ m$
O barco A terá uma velocidade relativa de $4,0\ +\ 2,4\ =\ 6,4\ \dfrac{m}{s}$ com as ondas.
Aplicando a mesma lei e chamando de $f$ a frequência de oscilação do barco A, teremos:
$6,4\ =\ f\ \cdot\ 80\ \Rightarrow\ f\ =\ 0,08\ s^{-1}$
Resolução:
Observando o barco B, estático, podemos determinar o comprimento das ondas:
$2,4\ =\ 0,03\ \cdot\ \lambda\ \Rightarrow\ \lambda\ =\ 80\ m$
O barco A terá uma velocidade relativa de $4,0\ +\ 2,4\ =\ 6,4\ \dfrac{m}{s}$ com as ondas.
Aplicando a mesma lei e chamando de $f$ a frequência de oscilação do barco A, teremos:
$6,4\ =\ f\ \cdot\ 80\ \Rightarrow\ f\ =\ 0,08\ s^{-1}$
quinta-feira, 6 de junho de 2013
Exercício: período de um sistema pendular.
(FCM Santa Casa-SP) Na figura abaixo está representado um pêndulo simples, de período igual a $T$. Colocando-se um prego (P) na posição indicada, o pêndulo, na máxima elongação para a esquerda, fica com a configuração indicada pela linha pontilhada, voltando, depois, à sua configuração inicial.
Qual é o período de oscilação desse sistema?
a) 4T/3
b) 3T/2
c) 3T/4
d) 2T/3
e) 2T
Resolução:
Chamemos o período do sistema de $T_{eq}$, e o período do pêndulo ao lado esquerdo do prego de $T_p$.
Logicamente teremos $T_{eq}\ =\ \dfrac{T}{2}\ +\ \dfrac{T_p}{2}$......[1]
Como o período de um pêndulo, para oscilações de pequena amplitude, é diretamente proporcional à raiz quadrada do seu comprimento, e o comprimento do pêndulo à esquerda do prego fica multiplicado por $\dfrac{1}{4}$, teremos que:
$T_p\ =\ \dfrac{T}{2}$.....[2]
Substituindo [2] em [1], teremos:
$T_{eq}\ =\ \dfrac{T}{2}\ +\ \dfrac{T}{4}\ =\ \dfrac{3T}{4}$
Logo a alternativa correta é a C.
quarta-feira, 5 de junho de 2013
Exercício: MHS: elongação em uma fração da velocidade máxima.
(FO LINS-SP) Uma partícula executa movimento harmônico simples. Quando passa pelo ponto de elongação $x\ =\ +3,2\ cm$, sua velocidade é igual a $60\%$ da sua velocidade máxima. Qual é a amplitude do movimento?
Resolução:
Em um MHS sabemos que a equação que relaciona as variáveis velocidade e espaço é a equação de Torricelli para o MHS linear:
$v^2\ =\ \omega^2(a^2 - x^2)$.
Sabemos também que a velocidade é dada pela função horária:
$v\ =\ -\omega a\ \cdot\ \sin(\omega t + \varphi_0)$
Tendo seu máximo valor quando a fase for:
$\varphi\ =\ \dfrac{3\pi}{2} + 2k\pi\ ,\ k \in \mathbb{Z}$
Assim:
$v_{max}\ =\ \omega a$.
Substituindo na relação de Torriceli:
$(60\%)^2 \omega^2 a^2\ =\ \omega^2 (a^2 - x^2)$
Donde:
$x\ =\ \dfrac{8}{10} a$
Substituindo $x$ por $3,2$, teremos:
$a\ =\ 4\ cm$
Resolução:
Em um MHS sabemos que a equação que relaciona as variáveis velocidade e espaço é a equação de Torricelli para o MHS linear:
$v^2\ =\ \omega^2(a^2 - x^2)$.
Sabemos também que a velocidade é dada pela função horária:
$v\ =\ -\omega a\ \cdot\ \sin(\omega t + \varphi_0)$
Tendo seu máximo valor quando a fase for:
$\varphi\ =\ \dfrac{3\pi}{2} + 2k\pi\ ,\ k \in \mathbb{Z}$
Assim:
$v_{max}\ =\ \omega a$.
Substituindo na relação de Torriceli:
$(60\%)^2 \omega^2 a^2\ =\ \omega^2 (a^2 - x^2)$
Donde:
$x\ =\ \dfrac{8}{10} a$
Substituindo $x$ por $3,2$, teremos:
$a\ =\ 4\ cm$
Exercício: movimento oscilatório de um corpo flutuando em um fluido.
Uma rolha de densidade $d_r$ e altura $H$ flutua num líquido de densidade $d_{\ell}$. Afunda-se ligeiramente a rolha para baixo, deixando-se, a seguir, oscilar. Sendo $g$ a aceleração local da gravidade, determine o período de oscilação da rolha.
Resolução:
Antes de tudo, vamos determinar qual será o tipo de movimento da rolha.
Quando estática, o sistema estará em equilíbrio. Após afundar a rolha, surgirá uma resultante-empuxo trará a rolha de volta à sua posição inicial.
Chamando $A$ a área da secção reta da rolha, $E$ a força-empuxo, $h$ o comprimento submerso da rolha em equilíbrio, e $x$ o deslocamento imposto à rolha, teremos:
$E - P\ =\ d_{\ell}\ \cdot\ A\ \cdot\ (h - x)\ \cdot\ g\ -\ d_r\ \cdot\ A\ \cdot\ H\ \cdot\ g\ =$
$=\ gA[d_{\ell}(h - x) - d_r H]$
Considerando $d_r\ \approx\ 0$, $h\ \approx\ 0$, $P\ \approx\ 0$, e chamando de $R$ a resultante, teremos:
$R\ =\ E\ =\ -d_{\ell}gA\ \cdot\ x$
Logo podemos considerar $R$ aproximadamente uma força restauradora e diretamente proporcional ao deslocamento imposto $x$, caracterizando um MHS linear.
Assim podemos utilizar a fórmula geral do período:
$T\ =\ 2\pi\sqrt{\dfrac{m}{k}}$
Onde:
$m\ =\ d_r A H$
e
$k\ =\ d_{\ell}gA$
Logo:
$T\ =\ 2\pi\sqrt{\dfrac{d_r H}{d_{\ell} g}}$
Resolução:
Antes de tudo, vamos determinar qual será o tipo de movimento da rolha.
Quando estática, o sistema estará em equilíbrio. Após afundar a rolha, surgirá uma resultante-empuxo trará a rolha de volta à sua posição inicial.
Chamando $A$ a área da secção reta da rolha, $E$ a força-empuxo, $h$ o comprimento submerso da rolha em equilíbrio, e $x$ o deslocamento imposto à rolha, teremos:
$E - P\ =\ d_{\ell}\ \cdot\ A\ \cdot\ (h - x)\ \cdot\ g\ -\ d_r\ \cdot\ A\ \cdot\ H\ \cdot\ g\ =$
$=\ gA[d_{\ell}(h - x) - d_r H]$
Considerando $d_r\ \approx\ 0$, $h\ \approx\ 0$, $P\ \approx\ 0$, e chamando de $R$ a resultante, teremos:
$R\ =\ E\ =\ -d_{\ell}gA\ \cdot\ x$
Logo podemos considerar $R$ aproximadamente uma força restauradora e diretamente proporcional ao deslocamento imposto $x$, caracterizando um MHS linear.
Assim podemos utilizar a fórmula geral do período:
$T\ =\ 2\pi\sqrt{\dfrac{m}{k}}$
Onde:
$m\ =\ d_r A H$
e
$k\ =\ d_{\ell}gA$
Logo:
$T\ =\ 2\pi\sqrt{\dfrac{d_r H}{d_{\ell} g}}$
terça-feira, 4 de junho de 2013
Exercício: período de oscilação de um pêndulo na Lua.
Na Terra, um pêndulo simples executa oscilações com período $T_T$. Se este pêndulo oscilasse na Lua, seu período seria $T_L$. Determine a razão $\dfrac{T_T}{T_L}$. Sabe-se que a aceleração da gravidade na Lua é seis vezes menor que na Terra.
Resolução:
Para pequenas oscilações, o movimento do pêndulo será aproximadamente harmônico simples linear, o que possibilitará-nos utilizar a fórmula $T = 2\pi\sqrt{\dfrac{\ell}{g}}$.
Como a aceleração da gravidade na Lua é seis vezes menor que na Terra, teremos: $g_L = \dfrac{g_T}{6}$.
Assim:
$T_L\ =\ 2\pi\sqrt{\dfrac{\ell}{\dfrac{g_T}{6}}}\ \Rightarrow\ T_L\ =\ (\sqrt{6})\ \cdot\ (2\pi\sqrt{\dfrac{\ell}{g_T}})\ =\ \sqrt{6}\ \cdot\ T_T$
Donde:
$\dfrac{T_T}{T_L}\ =\ \dfrac{T_T}{\sqrt{6}\ \cdot\ T_T}\ =\ \dfrac{1}{\sqrt{6}}$
Resolução:
Para pequenas oscilações, o movimento do pêndulo será aproximadamente harmônico simples linear, o que possibilitará-nos utilizar a fórmula $T = 2\pi\sqrt{\dfrac{\ell}{g}}$.
Como a aceleração da gravidade na Lua é seis vezes menor que na Terra, teremos: $g_L = \dfrac{g_T}{6}$.
Assim:
$T_L\ =\ 2\pi\sqrt{\dfrac{\ell}{\dfrac{g_T}{6}}}\ \Rightarrow\ T_L\ =\ (\sqrt{6})\ \cdot\ (2\pi\sqrt{\dfrac{\ell}{g_T}})\ =\ \sqrt{6}\ \cdot\ T_T$
Donde:
$\dfrac{T_T}{T_L}\ =\ \dfrac{T_T}{\sqrt{6}\ \cdot\ T_T}\ =\ \dfrac{1}{\sqrt{6}}$
domingo, 19 de maio de 2013
Exercício: lentes ópticas.
Usando uma lente delgada convergente de distância focal $f$ é possível projetar nitidamente a imagem de um objeto frontal sobre uma tela situada a uma distância $D$ do objeto. Verifica-se também que, dependendo da relação entre $f$ e $D$, há duas posições da lente que dão imagem nítida; às vezes uma só posição e, às vezes, nenhuma. Determine uma relação entre $f$ e $D$ para que haja formação de tal imagem nítida.
Resolução:
Como trata-se de uma lente delgada, podemos usar as relações de Gauss. Como projeta uma imagem em um anteparo, a imagem é real, e como temos uma lente convergente, o objeto será também real.
$D\ =\ p\ +\ p'\ \Rightarrow\ p'\ =\ D\ -\ p$
$\dfrac{1}{f}\ =\ \dfrac{1}{p}\ +\ \dfrac{1}{p'}\ =\ \dfrac{1}{p}\ +\ \dfrac{1}{D - p}$
$p^2\ -\ Dp\ +\ Df\ =\ 0$
Para determinar quantas imagens nítidas serão formadas, basta analisar quantas soluções terá a equação polinomial do segundo grau em $p$.
$\Delta\ =\ D^2 - 4Df$
Para termos duas imagens nítidas, teremos que $D\ >\ 4f$. Para termos uma única imagem nítida, teremos que $D\ =\ 4f$. Para não termos imagens nítidas, teremos que $D\ <\ 4f$.
Resolução:
Como trata-se de uma lente delgada, podemos usar as relações de Gauss. Como projeta uma imagem em um anteparo, a imagem é real, e como temos uma lente convergente, o objeto será também real.
$D\ =\ p\ +\ p'\ \Rightarrow\ p'\ =\ D\ -\ p$
$\dfrac{1}{f}\ =\ \dfrac{1}{p}\ +\ \dfrac{1}{p'}\ =\ \dfrac{1}{p}\ +\ \dfrac{1}{D - p}$
$p^2\ -\ Dp\ +\ Df\ =\ 0$
Para determinar quantas imagens nítidas serão formadas, basta analisar quantas soluções terá a equação polinomial do segundo grau em $p$.
$\Delta\ =\ D^2 - 4Df$
Para termos duas imagens nítidas, teremos que $D\ >\ 4f$. Para termos uma única imagem nítida, teremos que $D\ =\ 4f$. Para não termos imagens nítidas, teremos que $D\ <\ 4f$.
quinta-feira, 4 de abril de 2013
Exercício: produto de matrizes #2.
Sendo A, B e C matrizes, tais que $C\ =\ A\ \cdot\ B$, com:
$A\ =\ (a_{i j})_{2 \times 3},\ a_{i j}\ =\ i^2 + j^2$;
$B\ =\ (b_{i j})_{3 \times 4},\ b_{i j}\ =\ 2i + j$;
$C\ =\ (c_{i j})$.
Determine os elementos $c_{2 3} $ e $ c_{3 4}$ da matriz $C$.
Resolução :
Por definição, o elemento $c_{2 3}$ será $P\ =\ \sum_{k = 1}^3 (a_{2 k}\ \cdot\ b_{k 3})$.
$P\ =\ \sum_{k = 1}^3 [(2^2 + k^2)\ \cdot\ (2k + 3)]\ =\ 5\ \cdot\ 5\ +\ 8\ \cdot\ 7\ +\ 13\ \cdot\ 9$
$P\ =\ 25\ +\ 56\ +\ 117\ =\ 198$
$A\ =\ (a_{i j})_{2 \times 3},\ a_{i j}\ =\ i^2 + j^2$;
$B\ =\ (b_{i j})_{3 \times 4},\ b_{i j}\ =\ 2i + j$;
$C\ =\ (c_{i j})$.
Determine os elementos $c_{2 3} $ e $ c_{3 4}$ da matriz $C$.
Resolução :
Por definição, o elemento $c_{2 3}$ será $P\ =\ \sum_{k = 1}^3 (a_{2 k}\ \cdot\ b_{k 3})$.
$P\ =\ \sum_{k = 1}^3 [(2^2 + k^2)\ \cdot\ (2k + 3)]\ =\ 5\ \cdot\ 5\ +\ 8\ \cdot\ 7\ +\ 13\ \cdot\ 9$
$P\ =\ 25\ +\ 56\ +\ 117\ =\ 198$
segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013
Exercício: atraso na dilatação térmica de um relógio de pêndulo.
(Unisa-SP) Um relógio é controlado por um pêndulo que marca corretamente os segundos a $20 ^\circ C$. O pêndulo é feito de um material cujo coeficiente de dilatação linear é $16\ \cdot\ 10^{-6}\ ^\circ C^{-1}$. Quando a temperatura é mantida a $30\ ^\circ C$, qual o atraso do relógio em uma semana?
Resolução :
O período de um pêndulo que oscila em ângulos pequenos é dado aproximadamente por $T\ =\ 2\pi \sqrt{\dfrac{L}{g}}$, onde $L$ é seu comprimento e $g$ é a aceleração da gravidade local.
Sabemos também que, do teorema da dilatação térmica, $L\ =\ L_0 (1 + \alpha \Delta \theta)$.
Para os dados do enunciado, teremos $L\ =\ L (1 + 16\ \cdot\ 10^{-6}\ \cdot\ 10)\ =\ L\ \cdot\ 1,00016$.
Assim, se o comprimento será multiplicado por $1,00016$, o período do pêndulo será multiplicado por $\sqrt{1,00016}\ \approx\ 1,000080$.
Como em uma semana temos $7\ \cdot\ 24\ \cdot\ 3600\ =\ 604800$ segundos, o relógio com o pêndulo dilatado marcará $\dfrac{604800}{1,000080}\ \approx\ 604752$ segundos, dando uma diferença, considerando as aproximações, de $48$ segundos.
Resolução :
O período de um pêndulo que oscila em ângulos pequenos é dado aproximadamente por $T\ =\ 2\pi \sqrt{\dfrac{L}{g}}$, onde $L$ é seu comprimento e $g$ é a aceleração da gravidade local.
Sabemos também que, do teorema da dilatação térmica, $L\ =\ L_0 (1 + \alpha \Delta \theta)$.
Para os dados do enunciado, teremos $L\ =\ L (1 + 16\ \cdot\ 10^{-6}\ \cdot\ 10)\ =\ L\ \cdot\ 1,00016$.
Assim, se o comprimento será multiplicado por $1,00016$, o período do pêndulo será multiplicado por $\sqrt{1,00016}\ \approx\ 1,000080$.
Como em uma semana temos $7\ \cdot\ 24\ \cdot\ 3600\ =\ 604800$ segundos, o relógio com o pêndulo dilatado marcará $\dfrac{604800}{1,000080}\ \approx\ 604752$ segundos, dando uma diferença, considerando as aproximações, de $48$ segundos.
quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013
Exercício: número de vasos capilares.
Em um ser humano adulto, a artéria aorta tem raio interno aproximadamente igual a $1,0\ cm$, e o sangue passa por ela com velocidade média igual a $30\ \dfrac{cm}{s}$. Em um vaso capilar o raio interno é aproximadamente igual a $4,0\ \cdot\ 10^{-4}\ cm$, e a velocidade do sangue é aproximadamente igual a $5,0\ \cdot\ 10^{-2}\ \dfrac{cm}{s}$. Calcule a ordem de grandeza do número de vasos capilares.
Resolução :
A vazão na aorta será :
$\Phi_a\ =\ A_a\ \cdot\ v_a\ =\ (1,0)^2\ \cdot\ \pi\ \cdot\ 30\ =\ 30 \pi\ \dfrac{cm^3}{s}$
A vazão em um capilar será :
$\Phi_c\ =\ A_c\ \cdot\ v_c\ =\ (4,0\ \cdot\ 10^{-4})^2\ \cdot\ \pi\ \cdot\ 5,0\ \cdot\ 10^{-2}\ =$
$=\ 8 \pi\ \cdot\ 10^{-9}\ \dfrac{cm^3}{s}$
Chamemos de $n$ o número de capilares. Como a vazão da aorta se distribui para todos os capilares, teremos :
$\Phi_a\ =\ n\ \cdot\ \Phi_c$
$30 \pi\ =\ n\ \cdot\ 8 \pi \cdot\ 10^{-9}$
$n\ =\ 3,75\ \cdot\ 10^9$
Logo a ordem é de bilhões de vasos capilares em um humano adulto.
Resolução :
A vazão na aorta será :
$\Phi_a\ =\ A_a\ \cdot\ v_a\ =\ (1,0)^2\ \cdot\ \pi\ \cdot\ 30\ =\ 30 \pi\ \dfrac{cm^3}{s}$
A vazão em um capilar será :
$\Phi_c\ =\ A_c\ \cdot\ v_c\ =\ (4,0\ \cdot\ 10^{-4})^2\ \cdot\ \pi\ \cdot\ 5,0\ \cdot\ 10^{-2}\ =$
$=\ 8 \pi\ \cdot\ 10^{-9}\ \dfrac{cm^3}{s}$
Chamemos de $n$ o número de capilares. Como a vazão da aorta se distribui para todos os capilares, teremos :
$\Phi_a\ =\ n\ \cdot\ \Phi_c$
$30 \pi\ =\ n\ \cdot\ 8 \pi \cdot\ 10^{-9}$
$n\ =\ 3,75\ \cdot\ 10^9$
Logo a ordem é de bilhões de vasos capilares em um humano adulto.
segunda-feira, 31 de dezembro de 2012
Demonstração: $f$ crescente se $f^{-1}$ também crescente.
Seja $f$ uma função real de variável real e inversível.
Se $f$ é crescente, teremos :
Sejam $x_2 , x_1\ \in\ Dom(f)$:
$x_2 > x_1\ \Leftrightarrow\ f(x_2) > f(x_1)$
$f^{-1}[f(x_2)] > f^{-1}[f(x_1)]\ \Leftrightarrow\ f(x_2) > f(x_1)$
Assim, se $f$ é crescente, $f^{-1}$ também o é, e, reciprocramente, se $f$ é decrescente, $f^{-1}$ também o é.
Se $f$ é crescente, teremos :
Sejam $x_2 , x_1\ \in\ Dom(f)$:
$x_2 > x_1\ \Leftrightarrow\ f(x_2) > f(x_1)$
$f^{-1}[f(x_2)] > f^{-1}[f(x_1)]\ \Leftrightarrow\ f(x_2) > f(x_1)$
Assim, se $f$ é crescente, $f^{-1}$ também o é, e, reciprocramente, se $f$ é decrescente, $f^{-1}$ também o é.
sábado, 29 de dezembro de 2012
Exercício: resolver $x=\sqrt{5-\sqrt{5-x}}$.
Observemos que se tomarmos $x\ =\ \sqrt{5-x}$, e substituindo $x$ no segundo membro da identidade, obteremos a equação a qual desejamos solucionar.
Assim :
$x^2 = 5 - x$
$x\ =\ \dfrac{-1 + \sqrt{21}}{2}\ \vee\ x\ =\ \dfrac{-1 - \sqrt{21}}{2}$
Observemos que na equação original, ambos os valores encontrados de $x$ satisfazem as condições. Logo:
$S\ =\ \{\dfrac{-1 + \sqrt{21}}{2}\ ,\ \dfrac{-1 - \sqrt{21}}{2}\}$
_____
Questão resolvida por Leandro Goulart Pereira [http://www.facebook.com/leandro.goulartpereira].
Assim :
$x^2 = 5 - x$
$x\ =\ \dfrac{-1 + \sqrt{21}}{2}\ \vee\ x\ =\ \dfrac{-1 - \sqrt{21}}{2}$
Observemos que na equação original, ambos os valores encontrados de $x$ satisfazem as condições. Logo:
$S\ =\ \{\dfrac{-1 + \sqrt{21}}{2}\ ,\ \dfrac{-1 - \sqrt{21}}{2}\}$
_____
Questão resolvida por Leandro Goulart Pereira [http://www.facebook.com/leandro.goulartpereira].
domingo, 16 de dezembro de 2012
Exercício: número de algarismos de uma potência.
(Fuvest-SP) Seja $x\ =\ 2^{1000}$. Sabendo que $\log_{10} 2$ é aproximadamente $0,30103$, qual o número de algarismos de $x$?
Resolução :
$\log_{10} 2\ = 0,30103 + m_1$, onde $-5\ \cdot\ 10^{-6}\ \le\ m_1\ <\ 5\ \cdot\ 10^{-6}$
$1000\ \cdot\ \log_{10} 2\ =\ 301,06 + m_2$, onde $-5\ \cdot\ 10^{-3}\ \le\ m_2\ <\ 5\ \cdot\ 10^{-3}$
$\log_{10} 2^{1000}\ =\ 301,06 + m_2$
$2^{1000}\ =\ 10^{301,06 + m_2}\ =\ 10^{301}\ \cdot\ 10^{m_3}$, onde $0\ <\ m_3\ <\ 1$
Como $1\ <\ 10^{m_3}\ < 10$, $x$ terá $301 + 1\ =\ 302$ algarismos.
Resolução :
$\log_{10} 2\ = 0,30103 + m_1$, onde $-5\ \cdot\ 10^{-6}\ \le\ m_1\ <\ 5\ \cdot\ 10^{-6}$
$1000\ \cdot\ \log_{10} 2\ =\ 301,06 + m_2$, onde $-5\ \cdot\ 10^{-3}\ \le\ m_2\ <\ 5\ \cdot\ 10^{-3}$
$\log_{10} 2^{1000}\ =\ 301,06 + m_2$
$2^{1000}\ =\ 10^{301,06 + m_2}\ =\ 10^{301}\ \cdot\ 10^{m_3}$, onde $0\ <\ m_3\ <\ 1$
Como $1\ <\ 10^{m_3}\ < 10$, $x$ terá $301 + 1\ =\ 302$ algarismos.
sábado, 15 de dezembro de 2012
Exercício: mensagem de erro na calculadora.
(Fuvest-SP) Presionando a tecla LOG de uma calculadora, aparece no visor o logaritmo decimal do número que estava antes no visor. Digita-se inicialmente o número 88888888 (oito oitos). Quantas vezes a tecla LOG precisa ser pressionada para que apareça mensagem de erro?
Resolução :
$88888888\ =\ 8,8888888\ \cdot\ 10^7$
$\log\ (8,8888888\ \cdot\ 10^7)\ =\ 7 + m_1$, onde $0\ <\ m_1\ <\ 1$
$\log\ (7 + m_1)\ =\ 0 + m_2$, onde $0\ <\ m_2\ <\ 1$
$\log\ m_2\ <\ 0$
Ao extrair o logaritmo de um número negativo, receberemos a mensagem de erro. Logo o número que a tecla LOG deve ser pressionada é $4$.
Resolução :
$88888888\ =\ 8,8888888\ \cdot\ 10^7$
$\log\ (8,8888888\ \cdot\ 10^7)\ =\ 7 + m_1$, onde $0\ <\ m_1\ <\ 1$
$\log\ (7 + m_1)\ =\ 0 + m_2$, onde $0\ <\ m_2\ <\ 1$
$\log\ m_2\ <\ 0$
Ao extrair o logaritmo de um número negativo, receberemos a mensagem de erro. Logo o número que a tecla LOG deve ser pressionada é $4$.
Exercício: logaritmos #6.
(Fuvest-SP) Sabendo-se que $5^p\ =\ 2$, qual o valor de $\log_2 100$?
Resolução:
$p\ =\ \log_5 2\ \Rightarrow\ \log_2 5\ =\ \dfrac{1}{p}$
$\log_2 100\ =\ \log_2 (2^2\ \cdot\ 5^2)\ =\ 2\ \cdot\ [(\log_2 2) + (\log_2 5)]\ =$
$=\ 2\ \cdot\ (1 + \dfrac{1}{p})\ =\ \dfrac{2p + 2}{p}$
Resolução:
$p\ =\ \log_5 2\ \Rightarrow\ \log_2 5\ =\ \dfrac{1}{p}$
$\log_2 100\ =\ \log_2 (2^2\ \cdot\ 5^2)\ =\ 2\ \cdot\ [(\log_2 2) + (\log_2 5)]\ =$
$=\ 2\ \cdot\ (1 + \dfrac{1}{p})\ =\ \dfrac{2p + 2}{p}$
Exercício: logaritmos #5.
(MACK-SP) Qual o valor de $\log_{\sqrt{2}} (\log_3 2\ \cdot\ \log_4 3)$?
Resolução :
$\log_{\sqrt{2}} (\log_3 2\ \cdot\ \log_4 3)\ =\ \log_{2^\dfrac{1}{2}} (\log_3 2\ \cdot\ \log_{2^2} 3)\ =$
$=\ 2\ \cdot\ \log_2 (\log_3 2\ \cdot\ \dfrac{\log_2 3}{2})\ =\ 2\ \cdot\ \log_2 (\dfrac{\log_3 3}{2})\ =\$
$=\ 2\ \cdot\ \log_2 \dfrac{1}{2}\ =\ -2$
Resolução :
$\log_{\sqrt{2}} (\log_3 2\ \cdot\ \log_4 3)\ =\ \log_{2^\dfrac{1}{2}} (\log_3 2\ \cdot\ \log_{2^2} 3)\ =$
$=\ 2\ \cdot\ \log_2 (\log_3 2\ \cdot\ \dfrac{\log_2 3}{2})\ =\ 2\ \cdot\ \log_2 (\dfrac{\log_3 3}{2})\ =\$
$=\ 2\ \cdot\ \log_2 \dfrac{1}{2}\ =\ -2$
Exercício: logaritmos #4.
(Cesgranrio-RJ) Quais os valores reais de $x$ para os quais $10^{\log_a (x^2 - 3x + 2)}\ =\ 6^{\log_a 10}$, onde $a\ >\ 0 $ e $ a\ \neq\ 1$?
Resolução :
$\log_a (x² - 3x + 2)\ =\ \log\ 6^{\log_a 10}\ =\ (\log_a 10)(\log\ 6)$
$x^2 - 3x + 2\ =\ 10^{\log\ 6}\ =\ 6$
$(x\ =\ 4) \vee\ (x\ =\ -1)$
Resolução :
$\log_a (x² - 3x + 2)\ =\ \log\ 6^{\log_a 10}\ =\ (\log_a 10)(\log\ 6)$
$x^2 - 3x + 2\ =\ 10^{\log\ 6}\ =\ 6$
$(x\ =\ 4) \vee\ (x\ =\ -1)$
Exercício: logaritmos #3.
(Fuvest-SP) Se $x^5\ =\ 1000$ e $b^3\ =\ 100$, então qual o valor do logaritmo de $x$ na base $b$?
Resolução :
$x\ =\ 10^\dfrac{3}{5}$
$b\ =\ 10^\dfrac{2}{3}$
$\log_b x\ =\ \dfrac{3}{5}\ \cdot\ \dfrac{3}{2}\ \cdot\ \log\ 10\ =\ 0,9$
Resolução :
$x\ =\ 10^\dfrac{3}{5}$
$b\ =\ 10^\dfrac{2}{3}$
$\log_b x\ =\ \dfrac{3}{5}\ \cdot\ \dfrac{3}{2}\ \cdot\ \log\ 10\ =\ 0,9$
sexta-feira, 14 de dezembro de 2012
Exercício: equação exponencial #2.
(MACK-SP) A solução real da equação $4^x + 6^x\ =\ 2\ \cdot\ 9^x$ está no intervalo:
a) $-1\ \le\ x\ \le\ 1$.
b) $2\ \le\ x\ \le\ 3$.
c) $3\ \le\ x\ \le\ 4$.
d) $-4\ \le\ x\ \le\ -3$.
e) $20\ \le\ x\ \le 30$.
Resolução:
Façamos a transformação $p\ =\ 2^x$ e $q\ =\ 3^x$:
$p^2 + pq\ =\ 2q^2$
$p^2 + qp - 2q^2\ =\ 0$
Resolvendo a equação em $p$ :
$(p\ =\ -2q)\ \vee\ (p\ =\ q)$
Primeiro caso :
$2^x\ =\ -2\ \cdot\ 3^x$
$2^{x - 1}\ =\ 3^{-x}$
$\log_2 (3^{-x})\ =\ x - 1$
$(-x)\ \cdot\ log_2 3\ =\ x - 1$
$x [(\log_2 3) + 1]\ =\ 1$
$x\ =\ \dfrac{1}{(\log_2 3) + 1}$
Como $(\log_2 3) + 1\ >\ 1$ então $0\ <\ x\ <\ 1$
__
Segundo caso :
$2^x\ =\ 3^x$
Donde :
$x\ =\ 0$
Logo, a alternativa correta é a A.
a) $-1\ \le\ x\ \le\ 1$.
b) $2\ \le\ x\ \le\ 3$.
c) $3\ \le\ x\ \le\ 4$.
d) $-4\ \le\ x\ \le\ -3$.
e) $20\ \le\ x\ \le 30$.
Resolução:
Façamos a transformação $p\ =\ 2^x$ e $q\ =\ 3^x$:
$p^2 + pq\ =\ 2q^2$
$p^2 + qp - 2q^2\ =\ 0$
Resolvendo a equação em $p$ :
$(p\ =\ -2q)\ \vee\ (p\ =\ q)$
Primeiro caso :
$2^x\ =\ -2\ \cdot\ 3^x$
$2^{x - 1}\ =\ 3^{-x}$
$\log_2 (3^{-x})\ =\ x - 1$
$(-x)\ \cdot\ log_2 3\ =\ x - 1$
$x [(\log_2 3) + 1]\ =\ 1$
$x\ =\ \dfrac{1}{(\log_2 3) + 1}$
Como $(\log_2 3) + 1\ >\ 1$ então $0\ <\ x\ <\ 1$
__
Segundo caso :
$2^x\ =\ 3^x$
Donde :
$x\ =\ 0$
Logo, a alternativa correta é a A.
Exercício: ponto crítico de uma função exponencial.
(Vunesp-SP) Dada a expressão $(\dfrac{1}{2})^{4x - x^2}$, então:
a) O maior valor da expressão é $4$..
b) O menor valor da expressão é $\dfrac{1}{4}$.
c) O maior valor da expressão é $\dfrac{1}{4}$.
d) O maior valor da expressão é $\dfrac{1}{16}$.
e) O menor valor da expressão é $\dfrac{1}{16}$.
Resolução:
A expressão assumirá um valor máximo ou mínimo de acordo com seu expoente.
$4x - x^2$ terá um máximo absoluto, este que será $-\dfrac{16}{-4}\ =\ 4$.
Assim, por $0\ <\ \dfrac{1}{2}\ <\ 1$, $(\dfrac{1}{2})^4\ =\ \dfrac{1}{16}$ será mínimo.
A alternativa correta é a E.
a) O maior valor da expressão é $4$..
b) O menor valor da expressão é $\dfrac{1}{4}$.
c) O maior valor da expressão é $\dfrac{1}{4}$.
d) O maior valor da expressão é $\dfrac{1}{16}$.
e) O menor valor da expressão é $\dfrac{1}{16}$.
Resolução:
A expressão assumirá um valor máximo ou mínimo de acordo com seu expoente.
$4x - x^2$ terá um máximo absoluto, este que será $-\dfrac{16}{-4}\ =\ 4$.
Assim, por $0\ <\ \dfrac{1}{2}\ <\ 1$, $(\dfrac{1}{2})^4\ =\ \dfrac{1}{16}$ será mínimo.
A alternativa correta é a E.
Exercício: áreas na função logaritmica.
(Vunesp-SP) A curva da figura representa o gráfico da função $y\ =\ \log_a x$ com $a\ >\ 1$. Dos pontos $B\ =\ (2\ ,\ 0)$ e $C\ =\ (4\ ,\ 0)$ saem perpendiculares ao eixo das abscissas, as quais interceptam a curva em $D$ e $E$, respectivamente. Se a área do trapézio retangular $BCED$ vale $3$, provar que a área do triângulo $ABD$, onde $A\ =\ (1\ ,\ 0)$, vale $\dfrac{1}{2}$.
Resolução:
Primeiramente calculemos as ordenadas de $D$ e $E$:
$D\ =\ (2\ ,\ \log_a 2)$
$E\ =\ (4\ ,\ \log_a 4)$
Calculemos a área $S_1$ do trapézio:
$S_1\ =\ \dfrac{(\log_a 2 + \log_a 2^2)\ \cdot\ (4 - 2)}{2}\ =\ 3\log_a 2$
Como $S_1\ =\ 3$, temos:
$\log_a 2\ =\ 1\ \Rightarrow\ a\ =\ 2$
Então $D\ =\ (2\ ,\ 1)$
Logo a área $S_2$ do triângulo será :
$S_2\ =\ \dfrac{(2 - 1)\ \cdot\ 1}{2}\ =\ \dfrac{1}{2}$.
Resolução:
Primeiramente calculemos as ordenadas de $D$ e $E$:
$D\ =\ (2\ ,\ \log_a 2)$
$E\ =\ (4\ ,\ \log_a 4)$
Calculemos a área $S_1$ do trapézio:
$S_1\ =\ \dfrac{(\log_a 2 + \log_a 2^2)\ \cdot\ (4 - 2)}{2}\ =\ 3\log_a 2$
Como $S_1\ =\ 3$, temos:
$\log_a 2\ =\ 1\ \Rightarrow\ a\ =\ 2$
Então $D\ =\ (2\ ,\ 1)$
Logo a área $S_2$ do triângulo será :
$S_2\ =\ \dfrac{(2 - 1)\ \cdot\ 1}{2}\ =\ \dfrac{1}{2}$.
Exercício: equação mista.
(Fuvest-SP) A equação $2^x\ =\ -3x + 2$, com $x$ real:
a) Não tem solução.
b) Tem uma única solução entre $0$ e $\dfrac{2}{3}$.
c) Tem uma única solução entre $-\dfrac{2}{3}$ e $0$.
d) Tem duas soluções, sendo uma positiva e outra negativa.
e) Tem mais de duas soluções.
Resolução:
Como estamos lidando com funções mistas: uma exponencial e outra afim, vamos analisar cada uma individualmente.
$2^x$ será sempre positiva. Consequentemente devemos encontrar os valores de $x$ para os quais $-3x + 2$ seja positiva.
$x\ <\ \dfrac{2}{3}$
Observemos que se $x\ =\ 0$, $2^x\ =\ 1 $ e $ -3x + 2\ =\ 2$, e como a primeira é crescente e a segunda é decrescente para todo $x\ >\ 0$, elas se tocarão em um único ponto. E pela condição [1], concluímos que a equação dada terá uma única solução entre $0$ e $\dfrac{2}{3}$
A alternativa correta é a B.
a) Não tem solução.
b) Tem uma única solução entre $0$ e $\dfrac{2}{3}$.
c) Tem uma única solução entre $-\dfrac{2}{3}$ e $0$.
d) Tem duas soluções, sendo uma positiva e outra negativa.
e) Tem mais de duas soluções.
Resolução:
Como estamos lidando com funções mistas: uma exponencial e outra afim, vamos analisar cada uma individualmente.
$2^x$ será sempre positiva. Consequentemente devemos encontrar os valores de $x$ para os quais $-3x + 2$ seja positiva.
$x\ <\ \dfrac{2}{3}$
Observemos que se $x\ =\ 0$, $2^x\ =\ 1 $ e $ -3x + 2\ =\ 2$, e como a primeira é crescente e a segunda é decrescente para todo $x\ >\ 0$, elas se tocarão em um único ponto. E pela condição [1], concluímos que a equação dada terá uma única solução entre $0$ e $\dfrac{2}{3}$
A alternativa correta é a B.
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