Para que valores reais de $k$ o número complexo $(15k - 15) + (k^2 - 9)i$ é real?
A parte imaginária deve ser nula:
$k^2 - 9 = 0\ \therefore\ \fbox{$k = -3\ \vee\ k = 3$}$
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Em caso de não ser a mim mais possível realizar manutenções, como, por exemplo, devido a falecimento ou desaparecimento, alguns links podem ficar quebrados e eu não responder mais a comentários. Peço compreensão.
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quinta-feira, 1 de agosto de 2019
Exercício: condição para que um número complexo seja real.
Para que valores reais de $k$ o número complexo $(15k - 15) + (k^2 - 9)i$ é real?
A parte imaginária deve ser nula:
$k^2 - 9 = 0\ \therefore\ \fbox{$k = -3\ \vee\ k = 3$}$
A parte imaginária deve ser nula:
$k^2 - 9 = 0\ \therefore\ \fbox{$k = -3\ \vee\ k = 3$}$
Exercício: área total de um cone.
A superfície lateral planificada de um cone de revolução é um setor circular de raio $9\ dm$ e de ângulo central de $\dfrac{10\pi}{9}$ radianos. Qual a área total do cone?
Chamemos de $g$ a geratriz do cone e $r$ o raio de sua base.
$g = 9$
$\dfrac{10\cancel{\pi}}{\cancel{9}} = \dfrac{2\cancel{\pi} r}{\cancel{g}}\ \Rightarrow\ r = 5$
$A_t = \pi r(r + g) = \fbox{$70\pi\ dm^2$}$
Chamemos de $g$ a geratriz do cone e $r$ o raio de sua base.
$g = 9$
$\dfrac{10\cancel{\pi}}{\cancel{9}} = \dfrac{2\cancel{\pi} r}{\cancel{g}}\ \Rightarrow\ r = 5$
$A_t = \pi r(r + g) = \fbox{$70\pi\ dm^2$}$
Exercício: área total de um cone.
A superfície lateral planificada de um cone de revolução é um setor circular de raio $9\ dm$ e de ângulo central de $\dfrac{10\pi}{9}$ radianos. Qual a área total do cone?
Chamemos de $g$ a geratriz do cone e $r$ o raio de sua base.
$g = 9$
$\dfrac{10\cancel{\pi}}{\cancel{9}} = \dfrac{2\cancel{\pi} r}{\cancel{g}}\ \Rightarrow\ r = 5$
$A_t = \pi r(r + g) = \fbox{$70\pi\ dm^2$}$
Chamemos de $g$ a geratriz do cone e $r$ o raio de sua base.
$g = 9$
$\dfrac{10\cancel{\pi}}{\cancel{9}} = \dfrac{2\cancel{\pi} r}{\cancel{g}}\ \Rightarrow\ r = 5$
$A_t = \pi r(r + g) = \fbox{$70\pi\ dm^2$}$
quarta-feira, 31 de julho de 2019
Exercício: volume de um cone.
Se o raio da base de um cone equilátero mede $3\ cm$, então qual a medida do seu volume em $cm^3$?
Por ser um cone equilátero, sua geratriz mede $g = 2r = 6$
Sua altura pela fórmula da altura de um triângulo equilátero de lado $g$:
$h = \dfrac{6\sqrt{3}}{2} = 3\sqrt{3}$
$V = \dfrac{\pi r^2 h}{3} = \dfrac{9\pi \cdot \cancel{3}\sqrt{3}}{\cancel{3}} = \fbox{$9\pi\sqrt{3}$}$
Por ser um cone equilátero, sua geratriz mede $g = 2r = 6$
Sua altura pela fórmula da altura de um triângulo equilátero de lado $g$:
$h = \dfrac{6\sqrt{3}}{2} = 3\sqrt{3}$
$V = \dfrac{\pi r^2 h}{3} = \dfrac{9\pi \cdot \cancel{3}\sqrt{3}}{\cancel{3}} = \fbox{$9\pi\sqrt{3}$}$
Exercício: volume de um cone.
Se o raio da base de um cone equilátero mede $3\ cm$, então qual a medida do seu volume em $cm^3$?
Por ser um cone equilátero, sua geratriz mede $g = 2r = 6$
Sua altura pela fórmula da altura de um triângulo equilátero de lado $g$:
$h = \dfrac{6\sqrt{3}}{2} = 3\sqrt{3}$
$V = \dfrac{\pi r^2 h}{3} = \dfrac{9\pi \cdot \cancel{3}\sqrt{3}}{\cancel{3}} = \fbox{$9\pi\sqrt{3}$}$
Por ser um cone equilátero, sua geratriz mede $g = 2r = 6$
Sua altura pela fórmula da altura de um triângulo equilátero de lado $g$:
$h = \dfrac{6\sqrt{3}}{2} = 3\sqrt{3}$
$V = \dfrac{\pi r^2 h}{3} = \dfrac{9\pi \cdot \cancel{3}\sqrt{3}}{\cancel{3}} = \fbox{$9\pi\sqrt{3}$}$
terça-feira, 30 de julho de 2019
Exercício: soma dos volumes de dois cilindros.
O raio da base de um cilindro é $r$ e sua altura, $2r$. Um outro cilindro tem altura $r$ e raio da base $2r$. Nessas condições, qual a soma de seus volumes?
$S = 2\pi r^3 + 4\pi r^3 = \fbox{$6\pi r^3$}$
$S = 2\pi r^3 + 4\pi r^3 = \fbox{$6\pi r^3$}$
Exercício: soma dos volumes de dois cilindros.
O raio da base de um cilindro é $r$ e sua altura, $2r$. Um outro cilindro tem altura $r$ e raio da base $2r$. Nessas condições, qual a soma de seus volumes?
$S = 2\pi r^3 + 4\pi r^3 = \fbox{$6\pi r^3$}$
$S = 2\pi r^3 + 4\pi r^3 = \fbox{$6\pi r^3$}$
Exercício: probabilidade de ter uma certa quantidade de filhos meninos e meninas.
Um casal pretende ter seis filhos. Qual a probabilidade de ter quatro meninos e duas meninas?
Resolução:
Considerando a ordem de chegada dos filhos:
$n(U) = 2^6 = 64$
$n(E) =$ número de permutações de seis elementos em que um repete-se quatro vezes e o outro duas vezes $= \dfrac{6!}{4! \cdot 2!} = \dfrac{6 \cdot 5\ \cdot \cancel{4!}}{\cancel{4!} \cdot 2} = \dfrac{30}{2} = 15$
$P_E = \dfrac{n(E)}{n(U)} = \fbox{$\dfrac{15}{64}$}$
Resolução:
Considerando a ordem de chegada dos filhos:
$n(U) = 2^6 = 64$
$n(E) =$ número de permutações de seis elementos em que um repete-se quatro vezes e o outro duas vezes $= \dfrac{6!}{4! \cdot 2!} = \dfrac{6 \cdot 5\ \cdot \cancel{4!}}{\cancel{4!} \cdot 2} = \dfrac{30}{2} = 15$
$P_E = \dfrac{n(E)}{n(U)} = \fbox{$\dfrac{15}{64}$}$
Exercício: probabilidade de ter uma certa quantidade de filhos meninos e meninas.
Um casal pretende ter seis filhos. Qual a probabilidade de ter quatro meninos e duas meninas?
Resolução:
Considerando a ordem de chegada dos filhos:
$n(U) = 2^6 = 64$
$n(E) =$ número de permutações de seis elementos em que um repete-se quatro vezes e o outro duas vezes $= \dfrac{6!}{4! \cdot 2!} = \dfrac{6 \cdot 5\ \cdot \cancel{4!}}{\cancel{4!} \cdot 2} = \dfrac{30}{2} = 15$
$P_E = \dfrac{n(E)}{n(U)} = \fbox{$\dfrac{15}{64}$}$
Resolução:
Considerando a ordem de chegada dos filhos:
$n(U) = 2^6 = 64$
$n(E) =$ número de permutações de seis elementos em que um repete-se quatro vezes e o outro duas vezes $= \dfrac{6!}{4! \cdot 2!} = \dfrac{6 \cdot 5\ \cdot \cancel{4!}}{\cancel{4!} \cdot 2} = \dfrac{30}{2} = 15$
$P_E = \dfrac{n(E)}{n(U)} = \fbox{$\dfrac{15}{64}$}$
segunda-feira, 29 de julho de 2019
Exercício: número de soluções de uma equação trigonométrica.
No intervalo $[0, \pi]$, qual o número de soluções da equação $\sin (2x) + \sin x = 0$?
Resolução:
$\sin (2x) + \sin x = [2(\sin x)(\cos x)] + \sin x = (\sin x)(2\cos x + 1)$
$(\sin x)(2\cos x + 1) = 0\ \Rightarrow\ \sin x = 0\ \vee\ 2\cos x + 1 = 0$
$\sin x = 0\ \Rightarrow\ x = 0\ \vee\ x = \pi$
$2\cos x + 1 = 0\ \Rightarrow\ \cos x = -\dfrac{1}{2}\ \Rightarrow\ x = \dfrac{2\pi}{3}$
$\fbox{O número de soluções é $3$}$
Resolução:
$\sin (2x) + \sin x = [2(\sin x)(\cos x)] + \sin x = (\sin x)(2\cos x + 1)$
$(\sin x)(2\cos x + 1) = 0\ \Rightarrow\ \sin x = 0\ \vee\ 2\cos x + 1 = 0$
$\sin x = 0\ \Rightarrow\ x = 0\ \vee\ x = \pi$
$2\cos x + 1 = 0\ \Rightarrow\ \cos x = -\dfrac{1}{2}\ \Rightarrow\ x = \dfrac{2\pi}{3}$
$\fbox{O número de soluções é $3$}$
Exercício: número de soluções de uma equação trigonométrica.
No intervalo $[0, \pi]$, qual o número de soluções da equação $\sin (2x) + \sin x = 0$?
Resolução:
$\sin (2x) + \sin x = [2(\sin x)(\cos x)] + \sin x = (\sin x)(2\cos x + 1)$
$(\sin x)(2\cos x + 1) = 0\ \Rightarrow\ \sin x = 0\ \vee\ 2\cos x + 1 = 0$
$\sin x = 0\ \Rightarrow\ x = 0\ \vee\ x = \pi$
$2\cos x + 1 = 0\ \Rightarrow\ \cos x = -\dfrac{1}{2}\ \Rightarrow\ x = \dfrac{2\pi}{3}$
$\fbox{O número de soluções é $3$}$
Resolução:
$\sin (2x) + \sin x = [2(\sin x)(\cos x)] + \sin x = (\sin x)(2\cos x + 1)$
$(\sin x)(2\cos x + 1) = 0\ \Rightarrow\ \sin x = 0\ \vee\ 2\cos x + 1 = 0$
$\sin x = 0\ \Rightarrow\ x = 0\ \vee\ x = \pi$
$2\cos x + 1 = 0\ \Rightarrow\ \cos x = -\dfrac{1}{2}\ \Rightarrow\ x = \dfrac{2\pi}{3}$
$\fbox{O número de soluções é $3$}$
Exercício: determinar os coeficientes de um sistema linear sabendo que é possível e indeterminado.
Seja $a$ um parâmetro real não nulo. Se o sistema $\begin{cases}ax + a^2y = 0\\ a^2x + a^4y = 0\end{cases}$ tem uma infinidade de soluções, qual o valor de $a$?
O determinante da matriz dos coeficientes deve ser nulo para que um sistema linear seja impossível ou indeterminado, como o enunciado diz que ele é possível, logo é indeterminado.
$\begin{vmatrix} a & a^2\\ a^2 & a^4\end{vmatrix} = 0\ \Rightarrow a^5 - a^4 = 0\ \therefore\ a = 0\ \vee\ a = 1$
Como $a$ é real não nulo, $\fbox{$a = 1$}$.
O determinante da matriz dos coeficientes deve ser nulo para que um sistema linear seja impossível ou indeterminado, como o enunciado diz que ele é possível, logo é indeterminado.
$\begin{vmatrix} a & a^2\\ a^2 & a^4\end{vmatrix} = 0\ \Rightarrow a^5 - a^4 = 0\ \therefore\ a = 0\ \vee\ a = 1$
Como $a$ é real não nulo, $\fbox{$a = 1$}$.
Exercício: determinar os coeficientes de um sistema linear sabendo que é possível e indeterminado.
Seja $a$ um parâmetro real não nulo. Se o sistema $\begin{cases}ax + a^2y = 0\\ a^2x + a^4y = 0\end{cases}$ tem uma infinidade de soluções, qual o valor de $a$?
O determinante da matriz dos coeficientes deve ser nulo para que um sistema linear seja impossível ou indeterminado, como o enunciado diz que ele é possível, logo é indeterminado.
$\begin{vmatrix} a & a^2\\ a^2 & a^4\end{vmatrix} = 0\ \Rightarrow a^5 - a^4 = 0\ \therefore\ a = 0\ \vee\ a = 1$
Como $a$ é real não nulo, $\fbox{$a = 1$}$.
O determinante da matriz dos coeficientes deve ser nulo para que um sistema linear seja impossível ou indeterminado, como o enunciado diz que ele é possível, logo é indeterminado.
$\begin{vmatrix} a & a^2\\ a^2 & a^4\end{vmatrix} = 0\ \Rightarrow a^5 - a^4 = 0\ \therefore\ a = 0\ \vee\ a = 1$
Como $a$ é real não nulo, $\fbox{$a = 1$}$.
Exercício: determinando a máxima velocidade em uma curva sem derrapar.
Considere uma pista contida num plano horizontal. A máxima velocidade com que um carro pode fazer uma curva de raio $80$ metros sem derrapar é de $20\ m/s$. Determine a máxima velocidade que esse carro pode ter, ao fazer uma curva de $20$ metros.
Resolução:
Horizontalmente, a força resultante é a centrípeta, e é composta apenas da força de atrito, logo são iguais.
Considerando constante o coeficiente de atrito $\mu$, na iminência de derrapar: $\cancel{m}g\mu = \cancel{m}\dfrac{v^2}{R}\ \Rightarrow\ \mu = \dfrac{v^2}{gR}$
$\mu = \dfrac{20^2}{80g} = \dfrac{5}{g}$
Fazendo a curva de raio $20$ metros:
$\cancel{m}\cancel{g}\dfrac{5}{\cancel{g}} = \cancel{m}\dfrac{v^2}{20}\ \therefore\ \fbox{$v = 10\ m/s$}$
Resolução:
Horizontalmente, a força resultante é a centrípeta, e é composta apenas da força de atrito, logo são iguais.
Considerando constante o coeficiente de atrito $\mu$, na iminência de derrapar: $\cancel{m}g\mu = \cancel{m}\dfrac{v^2}{R}\ \Rightarrow\ \mu = \dfrac{v^2}{gR}$
$\mu = \dfrac{20^2}{80g} = \dfrac{5}{g}$
Fazendo a curva de raio $20$ metros:
$\cancel{m}\cancel{g}\dfrac{5}{\cancel{g}} = \cancel{m}\dfrac{v^2}{20}\ \therefore\ \fbox{$v = 10\ m/s$}$
Exercício: determinando a máxima velocidade em uma curva sem derrapar.
Considere uma pista contida num plano horizontal. A máxima velocidade com que um carro pode fazer uma curva de raio $80$ metros sem derrapar é de $20\ m/s$. Determine a máxima velocidade que esse carro pode ter, ao fazer uma curva de $20$ metros.
Resolução:
Horizontalmente, a força resultante é a centrípeta, e é composta apenas da força de atrito, logo são iguais.
Considerando constante o coeficiente de atrito $\mu$, na iminência de derrapar: $\cancel{m}g\mu = \cancel{m}\dfrac{v^2}{R}\ \Rightarrow\ \mu = \dfrac{v^2}{gR}$
$\mu = \dfrac{20^2}{80g} = \dfrac{5}{g}$
Fazendo a curva de raio $20$ metros:
$\cancel{m}\cancel{g}\dfrac{5}{\cancel{g}} = \cancel{m}\dfrac{v^2}{20}\ \therefore\ \fbox{$v = 10\ m/s$}$
Resolução:
Horizontalmente, a força resultante é a centrípeta, e é composta apenas da força de atrito, logo são iguais.
Considerando constante o coeficiente de atrito $\mu$, na iminência de derrapar: $\cancel{m}g\mu = \cancel{m}\dfrac{v^2}{R}\ \Rightarrow\ \mu = \dfrac{v^2}{gR}$
$\mu = \dfrac{20^2}{80g} = \dfrac{5}{g}$
Fazendo a curva de raio $20$ metros:
$\cancel{m}\cancel{g}\dfrac{5}{\cancel{g}} = \cancel{m}\dfrac{v^2}{20}\ \therefore\ \fbox{$v = 10\ m/s$}$
Exercício: área e volume de um paralelepípedo cujas dimensões são raízes de uma equação polinomial.
As dimensões, em centímetros, de um paralelepípedo reto-retângulo são as raízes da equação do $3^{\underline{o}}$ grau $ax^3 + bx^2 + cx + d = 0$. Calcule a área total e o volume desse paralelepípedo.
Pelas relações de Girard:
$ A = 2(r_1 r_2 + r_1 r_3 + r_2 r_3) = \fbox{$\dfrac{2c}{a}$}$
$ V = r_1 r_2 r_3 = \fbox{$-\dfrac{d}{a}$}$
Pelas relações de Girard:
$ A = 2(r_1 r_2 + r_1 r_3 + r_2 r_3) = \fbox{$\dfrac{2c}{a}$}$
$ V = r_1 r_2 r_3 = \fbox{$-\dfrac{d}{a}$}$
Exercício: área e volume de um paralelepípedo cujas dimensões são raízes de uma equação polinomial.
As dimensões, em centímetros, de um paralelepípedo reto-retângulo são as raízes da equação do $3^{\underline{o}}$ grau $ax^3 + bx^2 + cx + d = 0$. Calcule a área total e o volume desse paralelepípedo.
Pelas relações de Girard:
$ A = 2(r_1 r_2 + r_1 r_3 + r_2 r_3) = \fbox{$\dfrac{2c}{a}$}$
$ V = r_1 r_2 r_3 = \fbox{$-\dfrac{d}{a}$}$
Pelas relações de Girard:
$ A = 2(r_1 r_2 + r_1 r_3 + r_2 r_3) = \fbox{$\dfrac{2c}{a}$}$
$ V = r_1 r_2 r_3 = \fbox{$-\dfrac{d}{a}$}$
Exercício: determinando raízes de um polinômio conhecidas algumas de suas propriedades.
Resolva em $\mathbb{C}$ a equação $x^5 - 6x^4 + 64x^2 - 144x + 96 = 0$ sabendo que três de suas raízes são iguais e as outras duas são opostas entre si.
Resolução:
Chamemos as iguais de $r_1$ e as opostas de $r_2$ e $-r_2$.
Por uma das relações de Girard:
$6 = r_1 + r_1 + r_1 + \cancel{r_2} - \cancel{r_2} = 3r_1\ \therefore\ r_1 = 2$
Por outra das relações de Girard:
$-96 = -r_1^3 r_2^2= -2^3 r_2^2 = -8 r_2^2$
$r_2 = \pm \sqrt{12} = \pm 2\sqrt{3}$
$\fbox{$S = \{2, 2\sqrt{3}, -2\sqrt{3}\}$}$
Resolução:
Chamemos as iguais de $r_1$ e as opostas de $r_2$ e $-r_2$.
Por uma das relações de Girard:
$6 = r_1 + r_1 + r_1 + \cancel{r_2} - \cancel{r_2} = 3r_1\ \therefore\ r_1 = 2$
Por outra das relações de Girard:
$-96 = -r_1^3 r_2^2= -2^3 r_2^2 = -8 r_2^2$
$r_2 = \pm \sqrt{12} = \pm 2\sqrt{3}$
$\fbox{$S = \{2, 2\sqrt{3}, -2\sqrt{3}\}$}$
Exercício: determinando raízes de um polinômio conhecidas algumas de suas propriedades.
Resolva em $\mathbb{C}$ a equação $x^5 - 6x^4 + 64x^2 - 144x + 96 = 0$ sabendo que três de suas raízes são iguais e as outras duas são opostas entre si.
Resolução:
Chamemos as iguais de $r_1$ e as opostas de $r_2$ e $-r_2$.
Por uma das relações de Girard:
$6 = r_1 + r_1 + r_1 + \cancel{r_2} - \cancel{r_2} = 3r_1\ \therefore\ r_1 = 2$
Por outra das relações de Girard:
$-96 = -r_1^3 r_2^2= -2^3 r_2^2 = -8 r_2^2$
$r_2 = \pm \sqrt{12} = \pm 2\sqrt{3}$
$\fbox{$S = \{2, 2\sqrt{3}, -2\sqrt{3}\}$}$
Resolução:
Chamemos as iguais de $r_1$ e as opostas de $r_2$ e $-r_2$.
Por uma das relações de Girard:
$6 = r_1 + r_1 + r_1 + \cancel{r_2} - \cancel{r_2} = 3r_1\ \therefore\ r_1 = 2$
Por outra das relações de Girard:
$-96 = -r_1^3 r_2^2= -2^3 r_2^2 = -8 r_2^2$
$r_2 = \pm \sqrt{12} = \pm 2\sqrt{3}$
$\fbox{$S = \{2, 2\sqrt{3}, -2\sqrt{3}\}$}$
Exercício: determinando uma raiz de uma equação polinomial conhecidas as demais.
Os números $-1$ e $1$ são raízes de $P(x) = cx^3 + ax^2 + bx + 2c$. Qual a terceira raiz?
Utilizando uma das relações de Girard:
$(-1) \cdot 1 \cdot r = -\dfrac{2\cancel{c}}{\cancel{c}}\ \therefore\ \fbox{$r = 2$}$
Utilizando uma das relações de Girard:
$(-1) \cdot 1 \cdot r = -\dfrac{2\cancel{c}}{\cancel{c}}\ \therefore\ \fbox{$r = 2$}$
Exercício: determinando uma raiz de uma equação polinomial conhecidas as demais.
Os números $-1$ e $1$ são raízes de $P(x) = cx^3 + ax^2 + bx + 2c$. Qual a terceira raiz?
Utilizando uma das relações de Girard:
$(-1) \cdot 1 \cdot r = -\dfrac{2\cancel{c}}{\cancel{c}}\ \therefore\ \fbox{$r = 2$}$
Utilizando uma das relações de Girard:
$(-1) \cdot 1 \cdot r = -\dfrac{2\cancel{c}}{\cancel{c}}\ \therefore\ \fbox{$r = 2$}$
Exercício: encontrando coeficientes de um polinômio por meio das relações de Girard.
Determine os coeficientes $a$, $b$ e $c$ da equação $3x^3 + ax^2 + bx + c = 0$ sabendo que as raízes são $5i$, $-5i$ e $2$.
Utilizando as relações de Girard:
$\cancel{5i} - \cancel{5i} + 2 = - \dfrac{a}{3}\ \therefore\ \fbox{$a = -6$}$
$5i \cdot (-5i) + \cancel{5i \cdot 2} + \cancel{2 \cdot (-5i)} = \dfrac{b}{3}\ \therefore\ \fbox{$b = 75$}$
$5i \cdot (-5i) \cdot 2 = - \dfrac{c}{3}\ \therefore\ \fbox{$c = -150$}$
Utilizando as relações de Girard:
$\cancel{5i} - \cancel{5i} + 2 = - \dfrac{a}{3}\ \therefore\ \fbox{$a = -6$}$
$5i \cdot (-5i) + \cancel{5i \cdot 2} + \cancel{2 \cdot (-5i)} = \dfrac{b}{3}\ \therefore\ \fbox{$b = 75$}$
$5i \cdot (-5i) \cdot 2 = - \dfrac{c}{3}\ \therefore\ \fbox{$c = -150$}$
Exercício: encontrando coeficientes de um polinômio por meio das relações de Girard.
Determine os coeficientes $a$, $b$ e $c$ da equação $3x^3 + ax^2 + bx + c = 0$ sabendo que as raízes são $5i$, $-5i$ e $2$.
Utilizando as relações de Girard:
$\cancel{5i} - \cancel{5i} + 2 = - \dfrac{a}{3}\ \therefore\ \fbox{$a = -6$}$
$5i \cdot (-5i) + \cancel{5i \cdot 2} + \cancel{2 \cdot (-5i)} = \dfrac{b}{3}\ \therefore\ \fbox{$b = 75$}$
$5i \cdot (-5i) \cdot 2 = - \dfrac{c}{3}\ \therefore\ \fbox{$c = -150$}$
Utilizando as relações de Girard:
$\cancel{5i} - \cancel{5i} + 2 = - \dfrac{a}{3}\ \therefore\ \fbox{$a = -6$}$
$5i \cdot (-5i) + \cancel{5i \cdot 2} + \cancel{2 \cdot (-5i)} = \dfrac{b}{3}\ \therefore\ \fbox{$b = 75$}$
$5i \cdot (-5i) \cdot 2 = - \dfrac{c}{3}\ \therefore\ \fbox{$c = -150$}$
Exercício: aplicando as relações de Girard.
Sendo $r_1$, $r_2$ e $r_3$ as raízes da equação $2x^3 - 4x^2 + 3x + 1 = 0$, calcular $\dfrac{1}{r_1^2} + \dfrac{1}{r_2^2} + \dfrac{1}{r_3^2}$.
Chamemos $R = \dfrac{1}{r_1^2} + \dfrac{1}{r_2^2} + \dfrac{1}{r_3^2}$
$R = \dfrac{(r_1 r_2)^2 + (r_1 r_3)^2 + (r_2 r_3)^2}{(r_1 r_2 r_3)^2} = \dfrac{(r_1 r_2 + r_1 r_3 + r_2 r_3)^2 - 2 r_1 r_2 r_3 (r_1 + r_2 + r_3)}{(r_1 r_2 r_3)^2}$
Pelas relações de Girard:
$R = \dfrac{(\dfrac{3}{2})^2 - 2 \cdot (-\dfrac{1}{2}) \cdot 2}{(-\dfrac{1}{2})^2} = \fbox{$17$}$
Chamemos $R = \dfrac{1}{r_1^2} + \dfrac{1}{r_2^2} + \dfrac{1}{r_3^2}$
$R = \dfrac{(r_1 r_2)^2 + (r_1 r_3)^2 + (r_2 r_3)^2}{(r_1 r_2 r_3)^2} = \dfrac{(r_1 r_2 + r_1 r_3 + r_2 r_3)^2 - 2 r_1 r_2 r_3 (r_1 + r_2 + r_3)}{(r_1 r_2 r_3)^2}$
Pelas relações de Girard:
$R = \dfrac{(\dfrac{3}{2})^2 - 2 \cdot (-\dfrac{1}{2}) \cdot 2}{(-\dfrac{1}{2})^2} = \fbox{$17$}$
Exercício: aplicando as relações de Girard.
Sendo $r_1$, $r_2$ e $r_3$ as raízes da equação $2x^3 - 4x^2 + 3x + 1 = 0$, calcular $\dfrac{1}{r_1^2} + \dfrac{1}{r_2^2} + \dfrac{1}{r_3^2}$.
Chamemos $R = \dfrac{1}{r_1^2} + \dfrac{1}{r_2^2} + \dfrac{1}{r_3^2}$
$R = \dfrac{(r_1 r_2)^2 + (r_1 r_3)^2 + (r_2 r_3)^2}{(r_1 r_2 r_3)^2} = \dfrac{(r_1 r_2 + r_1 r_3 + r_2 r_3)^2 - 2 r_1 r_2 r_3 (r_1 + r_2 + r_3)}{(r_1 r_2 r_3)^2}$
Pelas relações de Girard:
$R = \dfrac{(\dfrac{3}{2})^2 - 2 \cdot (-\dfrac{1}{2}) \cdot 2}{(-\dfrac{1}{2})^2} = \fbox{$17$}$
Chamemos $R = \dfrac{1}{r_1^2} + \dfrac{1}{r_2^2} + \dfrac{1}{r_3^2}$
$R = \dfrac{(r_1 r_2)^2 + (r_1 r_3)^2 + (r_2 r_3)^2}{(r_1 r_2 r_3)^2} = \dfrac{(r_1 r_2 + r_1 r_3 + r_2 r_3)^2 - 2 r_1 r_2 r_3 (r_1 + r_2 + r_3)}{(r_1 r_2 r_3)^2}$
Pelas relações de Girard:
$R = \dfrac{(\dfrac{3}{2})^2 - 2 \cdot (-\dfrac{1}{2}) \cdot 2}{(-\dfrac{1}{2})^2} = \fbox{$17$}$
Exercício: determinando operação entre coeficientes de uma equação polinomial.
Sabendo que $1$ é raiz da equação $x^3 + ax^2 - 2x + b = 0$, calcule o valor de $a+b$.
Substituindo $x$ por $1$ e, como $1$ é raiz, igualando a $0$:
$1 + a - 2 + b = 0\ \therefore\ \fbox{$a + b = 1$}$
Substituindo $x$ por $1$ e, como $1$ é raiz, igualando a $0$:
$1 + a - 2 + b = 0\ \therefore\ \fbox{$a + b = 1$}$
Exercício: determinando operação entre coeficientes de uma equação polinomial.
Sabendo que $1$ é raiz da equação $x^3 + ax^2 - 2x + b = 0$, calcule o valor de $a+b$.
Substituindo $x$ por $1$ e, como $1$ é raiz, igualando a $0$:
$1 + a - 2 + b = 0\ \therefore\ \fbox{$a + b = 1$}$
Substituindo $x$ por $1$ e, como $1$ é raiz, igualando a $0$:
$1 + a - 2 + b = 0\ \therefore\ \fbox{$a + b = 1$}$
Exercício: determinando um polinômio e uma imagem sua.
Um polinômio $P(x) \equiv x^3 + ax^2 + bx + c$ satisfaz as seguintes condições: $P(1) = 0$; $P(-x) + P(x) = 0$, qualquer que seja $x$ real. Qual o valor de $P(2)$?
$P(1) = 0\ \Rightarrow\ 1 + a + b + c = 0$
$P(-1) + P(1) = 0\ \Rightarrow\ P(-1) = 0\ \Rightarrow\ -1 + a - b + c = 0$
$P(0) + P(0) = 0\ \Rightarrow\ 2c = 0\ \Rightarrow\ c = 0$
$\begin{cases}a + b = -1\\ a - b = 1\end{cases}\ \Rightarrow\ a = 0\ \wedge\ b = -1$
$P(x) = x^3 - x$
$P(2) = 2^3 - 2 = \fbox{$6$}$
$P(1) = 0\ \Rightarrow\ 1 + a + b + c = 0$
$P(-1) + P(1) = 0\ \Rightarrow\ P(-1) = 0\ \Rightarrow\ -1 + a - b + c = 0$
$P(0) + P(0) = 0\ \Rightarrow\ 2c = 0\ \Rightarrow\ c = 0$
$\begin{cases}a + b = -1\\ a - b = 1\end{cases}\ \Rightarrow\ a = 0\ \wedge\ b = -1$
$P(x) = x^3 - x$
$P(2) = 2^3 - 2 = \fbox{$6$}$
Exercício: determinando um polinômio e uma imagem sua.
Um polinômio $P(x) \equiv x^3 + ax^2 + bx + c$ satisfaz as seguintes condições: $P(1) = 0$; $P(-x) + P(x) = 0$, qualquer que seja $x$ real. Qual o valor de $P(2)$?
$P(1) = 0\ \Rightarrow\ 1 + a + b + c = 0$
$P(-1) + P(1) = 0\ \Rightarrow\ P(-1) = 0\ \Rightarrow\ -1 + a - b + c = 0$
$P(0) + P(0) = 0\ \Rightarrow\ 2c = 0\ \Rightarrow\ c = 0$
$\begin{cases}a + b = -1\\ a - b = 1\end{cases}\ \Rightarrow\ a = 0\ \wedge\ b = -1$
$P(x) = x^3 - x$
$P(2) = 2^3 - 2 = \fbox{$6$}$
$P(1) = 0\ \Rightarrow\ 1 + a + b + c = 0$
$P(-1) + P(1) = 0\ \Rightarrow\ P(-1) = 0\ \Rightarrow\ -1 + a - b + c = 0$
$P(0) + P(0) = 0\ \Rightarrow\ 2c = 0\ \Rightarrow\ c = 0$
$\begin{cases}a + b = -1\\ a - b = 1\end{cases}\ \Rightarrow\ a = 0\ \wedge\ b = -1$
$P(x) = x^3 - x$
$P(2) = 2^3 - 2 = \fbox{$6$}$
Exercício: raízes comuns a dois polinômios.
Determine as raízes comuns aos polinômios $P(x) \equiv 2x^6 - x^2 + 1$ e $Q(x) \equiv x^6 + 4x^4 - 3$.
Resolução:
Se $x$ é raíz de $P(x)$ e também de $Q(x)$, então $P(x) = 0$ e $Q(x) = 0$, logo, afim de cancelar os termos em $x^6$, podemos tranquilamente escrever:
$2Q(x) - P(x) = 0$
$8x^4 + x^2 - 7 = 0$
$x^2 = \dfrac{-1 \pm \sqrt{1 + 224}}{16}$
$x^2 = \dfrac{-1 + 15}{16}\ \vee\ x^2 = \dfrac{-1 - 15}{16}$
$x^2 = \dfrac{7}{8}\ \vee\ x^2 = -1$
$x \in \{\sqrt{\dfrac{7}{8}}, -\sqrt{\dfrac{7}{8}}, i, -i\}$
Fazendo uma verificação, destes valores apenas $i$ e $-i$ são raízes de ambos.
Resolução:
Se $x$ é raíz de $P(x)$ e também de $Q(x)$, então $P(x) = 0$ e $Q(x) = 0$, logo, afim de cancelar os termos em $x^6$, podemos tranquilamente escrever:
$2Q(x) - P(x) = 0$
$8x^4 + x^2 - 7 = 0$
$x^2 = \dfrac{-1 \pm \sqrt{1 + 224}}{16}$
$x^2 = \dfrac{-1 + 15}{16}\ \vee\ x^2 = \dfrac{-1 - 15}{16}$
$x^2 = \dfrac{7}{8}\ \vee\ x^2 = -1$
$x \in \{\sqrt{\dfrac{7}{8}}, -\sqrt{\dfrac{7}{8}}, i, -i\}$
Fazendo uma verificação, destes valores apenas $i$ e $-i$ são raízes de ambos.
Exercício: raízes comuns a dois polinômios.
Determine as raízes comuns aos polinômios $P(x) \equiv 2x^6 - x^2 + 1$ e $Q(x) \equiv x^6 + 4x^4 - 3$.
Resolução:
Se $x$ é raíz de $P(x)$ e também de $Q(x)$, então $P(x) = 0$ e $Q(x) = 0$, logo, afim de cancelar os termos em $x^6$, podemos tranquilamente escrever:
$2Q(x) - P(x) = 0$
$8x^4 + x^2 - 7 = 0$
$x^2 = \dfrac{-1 \pm \sqrt{1 + 224}}{16}$
$x^2 = \dfrac{-1 + 15}{16}\ \vee\ x^2 = \dfrac{-1 - 15}{16}$
$x^2 = \dfrac{7}{8}\ \vee\ x^2 = -1$
$x \in \{\sqrt{\dfrac{7}{8}}, -\sqrt{\dfrac{7}{8}}, i, -i\}$
Fazendo uma verificação, destes valores apenas $i$ e $-i$ são raízes de ambos.
Resolução:
Se $x$ é raíz de $P(x)$ e também de $Q(x)$, então $P(x) = 0$ e $Q(x) = 0$, logo, afim de cancelar os termos em $x^6$, podemos tranquilamente escrever:
$2Q(x) - P(x) = 0$
$8x^4 + x^2 - 7 = 0$
$x^2 = \dfrac{-1 \pm \sqrt{1 + 224}}{16}$
$x^2 = \dfrac{-1 + 15}{16}\ \vee\ x^2 = \dfrac{-1 - 15}{16}$
$x^2 = \dfrac{7}{8}\ \vee\ x^2 = -1$
$x \in \{\sqrt{\dfrac{7}{8}}, -\sqrt{\dfrac{7}{8}}, i, -i\}$
Fazendo uma verificação, destes valores apenas $i$ e $-i$ são raízes de ambos.
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