Seja $z$ um número complexo no plano de Argand-Gauss, há uma bijeção entre os pontos do plano de $\mathbb{C}$, de tal forma que um ponto do plano chama-se afixo de um elemento $z$ de $\mathbb{C}$.
O plano de Argand-Gauss, ou simplesmente plano complexo, é semelhante a um plano cartesiano, com dois eixos, no caso, o horizontal é chamado de eixo real e, o vertical, de eixo imaginário.
Eis os simétricos de um número complexo genérico $z$:
Simétrico em relação à origem: $-z$.
Simétrico em relação ao eixo real: $\overline{z}$.
Simétrico em relação ao eixo imaginário: $-\overline{z}$
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segunda-feira, 29 de julho de 2019
Gráficos: funções $\rho (z)$ e $\theta (z)$.
Um número complexo, em sua forma trigonométrica, possui dois parâmetros: $\rho$ que é seu módulo, e $theta$ que é seu argumento.
Eis aqui dois gráficos, um para $\rho$ e outro para $\theta$ no plano de Argand-Gauss:
Eis aqui dois gráficos, um para $\rho$ e outro para $\theta$ no plano de Argand-Gauss:
domingo, 28 de julho de 2019
Demonstração: lançamento oblíquo a ângulos complementares.
Demonstre que lançamentos oblíquos a ângulos complementares são equidistantes.
$x_{max} = \dfrac{v_0^2 \sin 2\theta}{g}$
$\sin 2\theta\ =\ \sin (\pi - 2\theta) = \sin [2(\dfrac{\pi}{2} - \theta)]$
$x_{max} = \dfrac{v_0^2 \sin 2\theta}{g}$
$\sin 2\theta\ =\ \sin (\pi - 2\theta) = \sin [2(\dfrac{\pi}{2} - \theta)]$
Exercício: determinando imagens de números complexos.
Determine no plano de Argand-Gauss as imagens dos complexos $z$ tais que $z\overline{z} = |z|$.
Resolução:
Seja $z = a + bi$.
$z\overline{z} = (a + bi)(a - bi) = a^2 + b^2$, ou seja, é o quadrado do seu módulo.
$|z|$ é o seu módulo.
Chamemos o módulo de $z$ de $\rho$, assim, a equação acima pode ser interpretada como encontrar os complexos de módulo $\rho$, tais que $\rho^2 = \rho$.
$\rho^2 - \rho = 0\ \Rightarrow\ \rho = 0\ \vee\ \rho = 1$
Assim, no plano de Argand-Gauss, os únicos complexos que satisfazem a sentença são o centro $(0, 0)$ e a circunferência de raio $1$.
$\fbox{$S = \{z \in \mathbb{C}\ :\ z = 0\ \vee\ |z| = 1\}$}$
Resolução:
Seja $z = a + bi$.
$z\overline{z} = (a + bi)(a - bi) = a^2 + b^2$, ou seja, é o quadrado do seu módulo.
$|z|$ é o seu módulo.
Chamemos o módulo de $z$ de $\rho$, assim, a equação acima pode ser interpretada como encontrar os complexos de módulo $\rho$, tais que $\rho^2 = \rho$.
$\rho^2 - \rho = 0\ \Rightarrow\ \rho = 0\ \vee\ \rho = 1$
Assim, no plano de Argand-Gauss, os únicos complexos que satisfazem a sentença são o centro $(0, 0)$ e a circunferência de raio $1$.
$\fbox{$S = \{z \in \mathbb{C}\ :\ z = 0\ \vee\ |z| = 1\}$}$
Exercício: volume e razão de semelhança.
Se uma aresta de um poliedro mede $3 u$, e o mesmo tem volume $100 u^3$, $u$ unidade arbitrária de comprimento, qual será seu volume em uma outra unidade arbitrária $v$ tal que a mesma aresta tem comprimento $5 v$?
Resolução:
A razão de semelhança linear é $\dfrac{5}{3}$, logo a razão de semelhança cúbica ou volumétrica será $(\dfrac{5}{3})^3$.
$V\ =\ (\dfrac{5}{3})^3 \cdot 100\ v^3$
$V\ =\ \dfrac{12500}{27}\ v^3\ \approx\ \fbox{$463\ v^3$}$
Resolução:
A razão de semelhança linear é $\dfrac{5}{3}$, logo a razão de semelhança cúbica ou volumétrica será $(\dfrac{5}{3})^3$.
$V\ =\ (\dfrac{5}{3})^3 \cdot 100\ v^3$
$V\ =\ \dfrac{12500}{27}\ v^3\ \approx\ \fbox{$463\ v^3$}$
Exercício: equação matricial.
$A$ é matriz inversível, resolva a equação $A \cdot X = B$.
Resolução:
$A \cdot X = B\ \Rightarrow \ A^{-1}(A \cdot X) = A^{-1} \cdot B\ \Rightarrow \ (A^{-1}A)X = A^{-1} \cdot B$
$I \cdot X = A^{-1} \cdot B\ \Rightarrow \ \fbox{$X = A^{-1} \cdot B$}$
Resolução:
$A \cdot X = B\ \Rightarrow \ A^{-1}(A \cdot X) = A^{-1} \cdot B\ \Rightarrow \ (A^{-1}A)X = A^{-1} \cdot B$
$I \cdot X = A^{-1} \cdot B\ \Rightarrow \ \fbox{$X = A^{-1} \cdot B$}$
Exercício: simétrico de um ponto com relação a outro ponto.
Determinar o simétrico do ponto $A(3, 5)$ em relação ao ponto $Q(9, 6)$.
Resolução:
O simétrico de $A$ em relação a $Q$ é o ponto $A'(x_{A'}, y_{A'})$ tal que $Q$ é o ponto médio do segmento $\overline{AA'}$.
$9 = \dfrac{3 + x_{A'}}{2} \Rightarrow x_{A'} = 15$
$6 = \dfrac{5 + y_{A'}}{2} \Rightarrow y_{A'} = 7$
$A'(15, 7)$
Resolução:
O simétrico de $A$ em relação a $Q$ é o ponto $A'(x_{A'}, y_{A'})$ tal que $Q$ é o ponto médio do segmento $\overline{AA'}$.
$9 = \dfrac{3 + x_{A'}}{2} \Rightarrow x_{A'} = 15$
$6 = \dfrac{5 + y_{A'}}{2} \Rightarrow y_{A'} = 7$
$A'(15, 7)$
Exercício: ponto médio.
Dados $A(5, 1)$ e $B(7, -9)$, determinar o ponto médio $M(x_M, y_M)$ do segmento $\overline{AB}$.
Resolução:
$x_M = \dfrac{x_A + x_B}{2} \Rightarrow x_M = \dfrac{5 + 7}{2} = 6$
$y_M = \dfrac{y_A + y_B}{2} \Rightarrow x_M = \dfrac{1 + (-9)}{2} = -4$
$M(6, -4)$
Resolução:
$x_M = \dfrac{x_A + x_B}{2} \Rightarrow x_M = \dfrac{5 + 7}{2} = 6$
$y_M = \dfrac{y_A + y_B}{2} \Rightarrow x_M = \dfrac{1 + (-9)}{2} = -4$
$M(6, -4)$
sábado, 27 de julho de 2019
Exercício: rotação dos eixos cartesianos.
Encontre a imagem $P'$ de $P(1, \sqrt{3})$ sabendo que os eixos foram rotacionados em $\dfrac{\pi}{6}\ rad$ no sentido anti-horário.
Resolução:
No plano de Argand-Gauss:
$(1, \sqrt{3})\ \equiv\ 2(\cos \dfrac{\pi}{3},\ \sin \dfrac{\pi}{3})$
$P'$, depois da rotação, é afixo de um complexo igual ao cujo afixo é $(1, \sqrt{3})$ menos $\dfrac{\pi}{6}$, antes da rotação.
Operando números complexos na forma trigonométrica:
$P'\ \equiv\ 2[\cos (\dfrac{\pi}{3} - \dfrac{\pi}{6}),\ \sin (\dfrac{\pi}{3} - \dfrac{\pi}{6})]$
$P'\ \equiv\ 2(\dfrac{\sqrt{3}}{2},\ \dfrac{1}{2})\ \equiv\ (\sqrt{3},\ 2)$
Resolução:
No plano de Argand-Gauss:
$(1, \sqrt{3})\ \equiv\ 2(\cos \dfrac{\pi}{3},\ \sin \dfrac{\pi}{3})$
$P'$, depois da rotação, é afixo de um complexo igual ao cujo afixo é $(1, \sqrt{3})$ menos $\dfrac{\pi}{6}$, antes da rotação.
Operando números complexos na forma trigonométrica:
$P'\ \equiv\ 2[\cos (\dfrac{\pi}{3} - \dfrac{\pi}{6}),\ \sin (\dfrac{\pi}{3} - \dfrac{\pi}{6})]$
$P'\ \equiv\ 2(\dfrac{\sqrt{3}}{2},\ \dfrac{1}{2})\ \equiv\ (\sqrt{3},\ 2)$
Exercício: tempo de queda dada a distância percorrida em uma unidade de tempo.
Um corpo cai, em queda livre, de uma altura tal que durante o último segundo de queda ele percorre $1/4$ da altura total. Calcular o tempo de queda, supondo nula a velocidade inicial do corpo.
Resolução:
De $S = S_0 + v_0t + \dfrac{at^2}{2}$ :
$S = \dfrac{at^2}{2}$
Se no último segundo o corpo percorre $\dfrac{1}{4}$ da altura, antes do último segundo terá percorrido $1 - \dfrac{1}{4} = \dfrac{3}{4}$ da altura.
$\dfrac{3}{4}S = \dfrac{a(t-1)^2}{2}$
$\dfrac{3}{4} \cdot \dfrac{at^2}{2} = \dfrac{a(t-1)^2}{2}$
$4t^2 - 8t + 4 = 3t^2$
$t^2 - 8t + 4 = 0\ , \mathbb{U} = (1, +\infty)$
$t = (4 + 2\sqrt{3})\ s$
Resolução:
De $S = S_0 + v_0t + \dfrac{at^2}{2}$ :
$S = \dfrac{at^2}{2}$
Se no último segundo o corpo percorre $\dfrac{1}{4}$ da altura, antes do último segundo terá percorrido $1 - \dfrac{1}{4} = \dfrac{3}{4}$ da altura.
$\dfrac{3}{4}S = \dfrac{a(t-1)^2}{2}$
$\dfrac{3}{4} \cdot \dfrac{at^2}{2} = \dfrac{a(t-1)^2}{2}$
$4t^2 - 8t + 4 = 3t^2$
$t^2 - 8t + 4 = 0\ , \mathbb{U} = (1, +\infty)$
$t = (4 + 2\sqrt{3})\ s$
Exercício: produto de matrizes.
Seja $A = \begin{bmatrix} 1 & 2\\ 4 & -3\end{bmatrix}$. Encontre $A^2$.
Resolução:
$A^2 = AA = \begin{bmatrix} 1 & 2\\ 4 & -3\end{bmatrix}\begin{bmatrix} 1 & 2\\ 4 & -3\end{bmatrix} =$
$= \begin{bmatrix} 1 \cdot 1 + 2 \cdot 4 & 1 \cdot 2 + 2 \cdot (-3)\\ 4 \cdot 1 + (-3) \cdot 4 & 4 \cdot 2 + (-3) \cdot (-3)\end{bmatrix} = \begin{bmatrix} 9 & -4\\ -8 & 17\end{bmatrix}$
Resolução:
$A^2 = AA = \begin{bmatrix} 1 & 2\\ 4 & -3\end{bmatrix}\begin{bmatrix} 1 & 2\\ 4 & -3\end{bmatrix} =$
$= \begin{bmatrix} 1 \cdot 1 + 2 \cdot 4 & 1 \cdot 2 + 2 \cdot (-3)\\ 4 \cdot 1 + (-3) \cdot 4 & 4 \cdot 2 + (-3) \cdot (-3)\end{bmatrix} = \begin{bmatrix} 9 & -4\\ -8 & 17\end{bmatrix}$
Exercício: determinar base de numeração.
Determine a base de numeração $n$ para que a sentença $103 - 21 = 30 - 2$ seja verdadeira.
Resolução:
$(1 \cdot n^2 + 0 \cdot n + 3) - (2 \cdot n + 1) = (3 \cdot n + 0) - (2)$
$n^2 - 5n + 4 = 0$
$n = 4$
Resolução:
$(1 \cdot n^2 + 0 \cdot n + 3) - (2 \cdot n + 1) = (3 \cdot n + 0) - (2)$
$n^2 - 5n + 4 = 0$
$n = 4$
Exercício: instante de encontro de dois móveis.
Na figura, estão representados os gráficos das velocidades de dois móveis em função do tempo. Esses móveis partem de um mesmo ponto, a partir do repouso, e percorrem uma mesma trajetória retilínea. Em que instante eles se encontram?
Resolução:
Chamemos de $a_1$ a aceleração de um móvel, e de $a_2$ a aceleração do outro.
De $v = v_0 + at$:
$4a_1 = (4-3)a_2\ \therefore\ a_2 = 4a_1$
De $s = s_0 + v_0t + \dfrac{at^2}{2}$:
$\dfrac{a_1 t^2}{2} = \dfrac{4a_1 (t-3)^2}{2}$
$t^2 - 8t + 12 = 0$
$t = 6\ s$ ($t$ deve ser maior que $3\ s$).
Resolução:
Chamemos de $a_1$ a aceleração de um móvel, e de $a_2$ a aceleração do outro.
De $v = v_0 + at$:
$4a_1 = (4-3)a_2\ \therefore\ a_2 = 4a_1$
De $s = s_0 + v_0t + \dfrac{at^2}{2}$:
$\dfrac{a_1 t^2}{2} = \dfrac{4a_1 (t-3)^2}{2}$
$t^2 - 8t + 12 = 0$
$t = 6\ s$ ($t$ deve ser maior que $3\ s$).
Exercício: circunferência degenerada em um ponto.
Obtenha os valores reais de $k$ para que a equação $(x+3)^2 + y^2 = 1-2k$ represente um ponto.
Resolução:
Para um $k$ genérico, a equação acima trata-se de uma circunferência, assim, no segundo membro temos o quadrado de seu raio.
Para que a circunferência degenere em um único ponto, que será o seu centro $(-3, 0)$, o raio deve ser nulo, $0$:
$1-2k = 0\ \therefore \ k = \dfrac{1}{2}$
Resolução:
Para um $k$ genérico, a equação acima trata-se de uma circunferência, assim, no segundo membro temos o quadrado de seu raio.
Para que a circunferência degenere em um único ponto, que será o seu centro $(-3, 0)$, o raio deve ser nulo, $0$:
$1-2k = 0\ \therefore \ k = \dfrac{1}{2}$
Exercício: equação modular $|x| \cdot |x - 2| = 3x - 6$.
Resolva, no universo $\mathbb{R}$ a equação $|x| \cdot |x - 2| = 3x - 6$.
$x < 0\ \text{(I)}\ \Rightarrow\ (-x) \cdot (2 - x) = 3x - 6\ \Rightarrow\ (x = 2\ \vee\ x = 3)\ \text{(II)}$
(I) e (II) $\Rightarrow\ S_1 = \emptyset$
$0 \le x < 2\ \text{(III)}\ \Rightarrow\ x(2 - x) = 3x - 6\ \Rightarrow$
$\Rightarrow\ (x = -3\ \vee\ x = 2)\ \text{(IV)}$
(III) e (IV) $\Rightarrow\ S_2 = \emptyset$
$x \ge 2\ \text{(V)}\ \Rightarrow\ x(x - 2) = 3x - 6\ \Rightarrow\ (x = 2\ \vee\ x = 3)\ \text{(VI)}$
(V) e (VI) $\Rightarrow\ S_3 = \{2, 3\}$
$\bigcup_{i = 1}^3 S_i = \{2, 3\}$
$x < 0\ \text{(I)}\ \Rightarrow\ (-x) \cdot (2 - x) = 3x - 6\ \Rightarrow\ (x = 2\ \vee\ x = 3)\ \text{(II)}$
(I) e (II) $\Rightarrow\ S_1 = \emptyset$
$0 \le x < 2\ \text{(III)}\ \Rightarrow\ x(2 - x) = 3x - 6\ \Rightarrow$
$\Rightarrow\ (x = -3\ \vee\ x = 2)\ \text{(IV)}$
(III) e (IV) $\Rightarrow\ S_2 = \emptyset$
$x \ge 2\ \text{(V)}\ \Rightarrow\ x(x - 2) = 3x - 6\ \Rightarrow\ (x = 2\ \vee\ x = 3)\ \text{(VI)}$
(V) e (VI) $\Rightarrow\ S_3 = \{2, 3\}$
$\bigcup_{i = 1}^3 S_i = \{2, 3\}$
Exercício: determinando imagem de uma função quadrática, dado um domínio.
Sendo $A = \{x \in \mathbb{R}\ :\ x \ge 2\}$, determine o conjunto imagem da função $f:\ A\ \rightarrow\ \mathbb{R}$ tal que $f(x) = x^2 - 2x - 8$.
$x_v = -\dfrac{-2}{2} = 1$
Para valores de $x$ maiores que $1$ a função é crescente.
$f(2) = 2^2 - 2 \cdot 2 - 8 = -8$, logo $Im_f\ =\ [-8,\ +\infty[$
$x_v = -\dfrac{-2}{2} = 1$
Para valores de $x$ maiores que $1$ a função é crescente.
$f(2) = 2^2 - 2 \cdot 2 - 8 = -8$, logo $Im_f\ =\ [-8,\ +\infty[$
Exercício: inequação modular.
No universo real, resolva a inequação $|3x|>|5 - 2x|$.
$x < 0$ (I) $\Rightarrow\ -3x > 5 - 2x\ \Rightarrow\ x < -5$ (II)
(I) e (II): $x < -5$ (III)
$0 \le x \le \dfrac{5}{2}$ (IV) $\Rightarrow\ 3x > 5 - 2x\ \Rightarrow\ x > 1$ (V)
(IV) e (V): $1 < x \le \dfrac{5}{2}$ (VI)
$x > \dfrac{5}{2}$ (VII) $\Rightarrow\ 3x > 2x - 5\ \Rightarrow\ x > -5$ (VIII)
(VII) e (VIII): $x > \dfrac{5}{2}$ (IX)
(III) ou (VI) ou (IX): $x < -5\ \vee\ x > 1$
$S\ =\ ]-\infty, -5[\ \cup\ ]1, +\infty[$
$x < 0$ (I) $\Rightarrow\ -3x > 5 - 2x\ \Rightarrow\ x < -5$ (II)
(I) e (II): $x < -5$ (III)
$0 \le x \le \dfrac{5}{2}$ (IV) $\Rightarrow\ 3x > 5 - 2x\ \Rightarrow\ x > 1$ (V)
(IV) e (V): $1 < x \le \dfrac{5}{2}$ (VI)
$x > \dfrac{5}{2}$ (VII) $\Rightarrow\ 3x > 2x - 5\ \Rightarrow\ x > -5$ (VIII)
(VII) e (VIII): $x > \dfrac{5}{2}$ (IX)
(III) ou (VI) ou (IX): $x < -5\ \vee\ x > 1$
$S\ =\ ]-\infty, -5[\ \cup\ ]1, +\infty[$
Exercício: determinando parâmetro e imagem de uma função quadrática.
O gráfico da função quadrática definida por $y = x^2 - mx + (m - 1)$, onde $m \in \mathbb{R}$, tem um único ponto em comum com o eixo das abscissas. Qual o valor de $y$ que essa função associa a $x = 2$?
$\Delta = m^2 - 4m + 4 = 0\ \Rightarrow\ m = 2\ \Rightarrow\ y = x^2 - 2x + 1$
$x = 2\ \Rightarrow\ y = 1$
$\Delta = m^2 - 4m + 4 = 0\ \Rightarrow\ m = 2\ \Rightarrow\ y = x^2 - 2x + 1$
$x = 2\ \Rightarrow\ y = 1$
sexta-feira, 26 de julho de 2019
Exercício: soma de quadrados nula.
Sabendo que $x$, $y$ e $z$ são números reais e $(2x + y - z)^2 + (x - y)^2 + (z - 3)^2 = 0$, calcule $x + y + z$.
Como temos uma soma de quadrados, ela só será nula se todos os termos também forem nulos, logo:
$z - 3 = 0\ \Rightarrow\ z = 3$ (I)
$x - y = 0\ \Rightarrow\ x = y$ (II)
$2x + y - z = 0\ \wedge\ $(I) $\wedge$ (II) $\Rightarrow\ x = y = 1$ (III)
(I) $\wedge$ (III) $\Rightarrow\ x + y + z = 5$
Como temos uma soma de quadrados, ela só será nula se todos os termos também forem nulos, logo:
$z - 3 = 0\ \Rightarrow\ z = 3$ (I)
$x - y = 0\ \Rightarrow\ x = y$ (II)
$2x + y - z = 0\ \wedge\ $(I) $\wedge$ (II) $\Rightarrow\ x = y = 1$ (III)
(I) $\wedge$ (III) $\Rightarrow\ x + y + z = 5$
Exercício: equação da reta paralela que passa por um ponto.
Obtenha uma equação da reta $r$ que passa pelo ponto $P(-2, 3)$ e é paralela à reta $s$ de equação $2x + 4y - 1 = 0$.
$2(-2) + 4\cdot 3 + k = 0\ \therefore\ k = -8$
$r:\ 2x + 4y - 8 = 0$
$2(-2) + 4\cdot 3 + k = 0\ \therefore\ k = -8$
$r:\ 2x + 4y - 8 = 0$
Exercício: tempo de queda livre.
Um corpo cai em queda livre, percorrendo a primeira metade de sua trajetória em $1\ s$. A trajetória inteira será percorrida em quantos segundos?
Resolução:
Da função horária $S(t) = S_0 + v_0t + \dfrac{at^2}{2}$:
$\dfrac{S}{2} = \dfrac{a}{2}$
$S = a = \dfrac{2a}{2} = \dfrac{a(\sqrt{2})^2}{2}$
Portanto percorrerá toda a trajetória em $\sqrt{2}\ s$.
Resolução:
Da função horária $S(t) = S_0 + v_0t + \dfrac{at^2}{2}$:
$\dfrac{S}{2} = \dfrac{a}{2}$
$S = a = \dfrac{2a}{2} = \dfrac{a(\sqrt{2})^2}{2}$
Portanto percorrerá toda a trajetória em $\sqrt{2}\ s$.
Exercício: resolvendo uma equação no sistema de numeração de base $2$.
Resolva a equação $10x - 11 = 101$ no sistema de numeração de base $2$.
Resolução:
$10x = 11 + 101$
$10x = 1000$
$x = 100$
Resolução:
$10x = 11 + 101$
$10x = 1000$
$x = 100$
Exercício: determinar parâmetro para que uma função tenha inversa.
Determine $k$ para que $f = \{(a, 2k - 1), (c, k)\}$ tenha inversa.
$f$ deve ser injetiva.
$2k - 1 \neq k\ \therefore\ k \neq 1$
$k$ pode assumir qualquer valor, menos o $1$.
$f$ deve ser injetiva.
$2k - 1 \neq k\ \therefore\ k \neq 1$
$k$ pode assumir qualquer valor, menos o $1$.
Exercício: velocidade de lançamento e uma determinada altura.
Em uma experiência de laboratório, verificou-se que a velocidade de lançamento de um corpo para que este atingisse uma certa altura é $v$, quando lançado verticalmente. Um aluno repete a experiência, porém imprime ao corpo a velocidade $2v$. Qual será a velocidade do corpo ao atingir a altura do primeiro ensaio?
Resolução:
Por Torricelli:
$0 = v^2 + 2a\Delta S$
$3v^2 = 4v^2 + 2a\Delta S$
$(\sqrt{3}v)^2 = (2v)^2 + 2a\Delta S$
Portanto a velocidade será $v\sqrt{3}$.
Resolução:
Por Torricelli:
$0 = v^2 + 2a\Delta S$
$3v^2 = 4v^2 + 2a\Delta S$
$(\sqrt{3}v)^2 = (2v)^2 + 2a\Delta S$
Portanto a velocidade será $v\sqrt{3}$.
quinta-feira, 25 de julho de 2019
Exercício: determinar equação de uma corda de uma circunferência.
Sabendo que o ponto $(2, 1)$ é ponto médio de uma corda $\overline{AB}$ da circunferência $(x-1)^2 + y^2 = 4$, qual a equação da reta que contém $\overline{AB}$?
Resolução:
$\overleftrightarrow{AB}$ será perpendicular à reta determinada por $(2, 1)$ e pelo centro da circunferência $(1, 0)$.
$-\dfrac{1}{m} = \dfrac{1-0}{2-1} \Rightarrow m = -1$
$\overleftrightarrow{AB}: y-1 = -(x-2)$
$\overleftrightarrow{AB}: x + y - 3 = 0$
Resolução:
$\overleftrightarrow{AB}$ será perpendicular à reta determinada por $(2, 1)$ e pelo centro da circunferência $(1, 0)$.
$-\dfrac{1}{m} = \dfrac{1-0}{2-1} \Rightarrow m = -1$
$\overleftrightarrow{AB}: y-1 = -(x-2)$
$\overleftrightarrow{AB}: x + y - 3 = 0$
Exercício: função periódica para produção de leite.
Devido principalmente às variações na quantidade de chuva no decorrer dos meses do ano, a produção de leite na fazenda de Rui sofre variação segundo a função $L(M) = 300 - 50\sin[(\dfrac{m-1}{6})\pi + \dfrac{3\pi}{2}]$, em que $m$ representa o mês do ano, e $L$, a quantidade de leite produzida, em litros. Nos meses em que a quantidade de chuva é maior, a produção também aumenta, pois a qualidade das pastagens melhora.
a) Em qual mês ocorreu a maior produção de leite? Quantos litros foram produzidos?
b) Determine o período da função $L$.
Resolução:
a) $L$ é máxima quando o seno for mínimo, ou seja:
$(\dfrac{m-1}{6})\pi + \dfrac{3\pi}{2} = \dfrac{3\pi}{2} + 2k\pi, k \in \mathbb{Z}$
$(\dfrac{m-1}{6})\pi = \dfrac{3\pi}{2} + 2k\pi - \dfrac{3\pi}{2}, k \in \mathbb{Z}$
$(\dfrac{m-1}{6})\pi = 2k\pi, k \in \mathbb{Z}$
$\dfrac{m-1}{6} = 2k, k \in \mathbb{Z}$
$m - 1 = 12k, k \in \mathbb{Z}$
$m = 1 + 12k, k \in \mathbb{Z}$
Como $1 \le M \le 12$, $m = 1$, ou seja, o mês mais produtivo é janeiro, e a produção máxima é de $300 + 50 = 350\ l$.
b) O coeficiente de $m$ é $\dfrac{\pi}{6}$, logo o período da função é $|\dfrac{2\pi}{\dfrac{\pi}{6}}| = 12$.
a) Em qual mês ocorreu a maior produção de leite? Quantos litros foram produzidos?
b) Determine o período da função $L$.
Resolução:
a) $L$ é máxima quando o seno for mínimo, ou seja:
$(\dfrac{m-1}{6})\pi + \dfrac{3\pi}{2} = \dfrac{3\pi}{2} + 2k\pi, k \in \mathbb{Z}$
$(\dfrac{m-1}{6})\pi = \dfrac{3\pi}{2} + 2k\pi - \dfrac{3\pi}{2}, k \in \mathbb{Z}$
$(\dfrac{m-1}{6})\pi = 2k\pi, k \in \mathbb{Z}$
$\dfrac{m-1}{6} = 2k, k \in \mathbb{Z}$
$m - 1 = 12k, k \in \mathbb{Z}$
$m = 1 + 12k, k \in \mathbb{Z}$
Como $1 \le M \le 12$, $m = 1$, ou seja, o mês mais produtivo é janeiro, e a produção máxima é de $300 + 50 = 350\ l$.
b) O coeficiente de $m$ é $\dfrac{\pi}{6}$, logo o período da função é $|\dfrac{2\pi}{\dfrac{\pi}{6}}| = 12$.
Exercício: determinar parâmetro em circunferência.
Para que valor real de $k$ a equação $(x-1)^2 + (y-2)^2 = k-1$ representa uma circunferência que passa pela origem do sistema cartesiano?
Resolução:
$(0, 0)$ satisfaz.
$(0-1)^2 + (0-2)^2 = k-1 \Rightarrow k = 6$
Resolução:
$(0, 0)$ satisfaz.
$(0-1)^2 + (0-2)^2 = k-1 \Rightarrow k = 6$
Exercício: defasagem entre os ponteiros de um relógio.
Um relógio de ponteiros ficou parado por 2h45m. Em relação ao ponteiro que indica as horas, de quantos graus é a diferença entre sua posição no momento em que o relógio parou e no horário correto?
Resolução:
A cada hora, o ponteiro das horas deslocar-se-á $30$ graus, logo, no total, deslocar-se-á $30 \cdot (2 + \dfrac{3}{4}) = 82,5$ graus, ou $82$ graus é $30$ minutos de grau.
Resolução:
A cada hora, o ponteiro das horas deslocar-se-á $30$ graus, logo, no total, deslocar-se-á $30 \cdot (2 + \dfrac{3}{4}) = 82,5$ graus, ou $82$ graus é $30$ minutos de grau.
Exercício: diâmetro de um pneu dada sua rotação e a velocidade do veículo.
O pneu de um automóvel a $105,5 km/h$ gira a uma velocidade de $700$ rotações por minuto. Qual é o diâmetro desse pneu?
Resolução:
O pneu percorrerá $\dfrac{105,5}{60} \cdot 1000 \approx 1758$ metros em um minuto.
$1758 = 700 \cdot \pi \cdot d$
$d \approx 0,8$
$d \approx 80 cm$
Resolução:
O pneu percorrerá $\dfrac{105,5}{60} \cdot 1000 \approx 1758$ metros em um minuto.
$1758 = 700 \cdot \pi \cdot d$
$d \approx 0,8$
$d \approx 80 cm$
Exercício: imagem de uma função trigonométrica.
Qual o conjunto imagem da função $f(x) = 2^{2\cos x}$?
Resolução:
$Im_f = [2^{2 \cdot (-1)}, 2^{2 \cdot 1}] = [\dfrac{1}{4}, 4]$
Resolução:
$Im_f = [2^{2 \cdot (-1)}, 2^{2 \cdot 1}] = [\dfrac{1}{4}, 4]$
Exercício: uma aplicação do princípio fundamental da contagem.
Num salão há $16$ portas. Calcule o número de formas distintas de se entrar no salão e dele sair por uma porta diferente.
Resolução:
$16 \cdot 15 = 240$
Resolução:
$16 \cdot 15 = 240$
Exercício: perímetro de um triângulo por razão de semelhança no plano cartesiano.
Os pontos $M(2, 3)$, $N(-1, -1)$ e $P(11, 4)$ são pontos médios dos lados $\overline{AB}$, $\overline{BC}$ e $\overline{AC}$, respectivamente, de um triângulo $ABC$. Calcule o perímetro do triângulo $ABC$.
Resolução:
A razão de semelhança entre os triângulos $MNP$ e $ABC$ é $\dfrac{1}{2}$, logo basta calcular o perímetro de $MNP$ e multiplicar por $2$.
$P = 2(\sqrt{(2+1)^2 + (3+1)^2} + \sqrt{(2-11)^2 + (3-4)^2} +$
$+ \sqrt{(-1-11)^2 + (-1-4)^2}) = 36 + 2\sqrt{82}$
Resolução:
A razão de semelhança entre os triângulos $MNP$ e $ABC$ é $\dfrac{1}{2}$, logo basta calcular o perímetro de $MNP$ e multiplicar por $2$.
$P = 2(\sqrt{(2+1)^2 + (3+1)^2} + \sqrt{(2-11)^2 + (3-4)^2} +$
$+ \sqrt{(-1-11)^2 + (-1-4)^2}) = 36 + 2\sqrt{82}$
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